Evento da ARI discute o papel da mídia na cobertura de conflitos


29/04/2022


A Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI) realizou em, 27 de abril, o painel ‘O Papel da Mídia Hegemônica na Cobertura de Conflitos: Jornalismo ou Propaganda?’. O evento faz parte da programação do Fórum Social das Resistências, que tem a entidade como uma das integrantes. Gratuito e aberto ao público, o encontro gratuito ocorreu na sede da associação (Avenida Borges de Medeiros, 915 – Centro).

Em conversa com o Coletiva.net, Walmaro Paz, membro da ARI, que mediaou a conversa como diretor do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz-RS), explicou que a Guerra da Ucrânia é um dos motivos da realização do painel. “Notamos que, nesses conflitos, o jornalista que está cobrindo, normalmente, é levado por um dos lados. Nesses momentos, o profissional é constrangido a dizer a informação que ele está recebendo desta parte”, justificou.

Além de Walmaro, participaram das discussões o presidente da ARI, José Nunes, bem como a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), Vera Daisy Barcellos, e o editor do jornal Brasil de Fato RS, Ayrton Centeno. A jornalista Denise Mantovani, doutora em Ciência Política, pesquisadora em gênero, mídia e democracia, finalizou a composição do painel, enquanto a integrante da Associação, a jornalista, com especialização em Marketing e Gestão, Marketing e Direito de Esporte. Claudia Coutinho, foi a apresentadora.

Fórum Social das Resistências

O Fórum Social das Resistências foi criado em 2017, em Porto Alegre, e tem como objetivo criar um espaço de discussão, articulação e divulgação de todas as formas de resistência criadas por diferentes movimentos. A iniciativa atua em defesa da democracia e no combate de problemas como as desigualdades, o aquecimento global, a urgência da alimentação saudável e da segurança alimentar, entre outros.