SJPDF repudia demissões no Correio Braziliense


Por Igor Waltz*

16/10/2013


O jornal Correio Braziliense, ligado ao Grupo Diários Associados, demitiu na última segunda-feira, 14 de outubro, 36 profissionais, sendo seis jornalistas. Segundo as informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal – SJPDF, há dois meses a direção do Correio conversou com editores e afirmou que não seriam feitos cortes. Ainda não há detalhes sobre a reformulação do veículo.

Para o sindicato, a situação se trata de falta de respeito. “A atitude mostra a falta de consideração e respeito com os jornalistas que fazem no dia a dia a principal publicação da capital”, disse em nota. O SJPDF deixou seu departamento jurídico à disposição dos profissionais de comunicação que estão sendo demitidos.

De acordo com o Correio, as demissões fazem parte de um plano de reestruturação. O impresso está inserido dentro do grupo que tem em sua lista canais de TV, sites, jornais, emissoras de rádio e revistas.

O SJPDF cobrou que as demissões sejam revistas e que jornal não dê continuidade aos cortes. “[O sindicato] repudia também qualquer tipo de retirada de direitos ou acúmulo e desvio de funções, bem como sobrecarga de trabalho, sob o argumento de reestruturação ou ‘otimização da mão de obra’ ”, disse o comunicado.

*Com informações do SJPDF e do portal Comunique-se.