Fundador do WikiLeaks é solto em Londres


16/12/2010


O jornalista Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, foi solto nesta quinta-feira, dia 16, em Londres, às 18h (16h de Brasília), mediante pagamento de fiança de 200 mil libras(R$ 540 mil).
 
A liberdade condicional foi concedida pela Alta Corte de Londres, que rejeitou o recurso apresentado pela Justiça sueca para que o jornalista fosse mantido preso até o fim do processo de extradição. O Juiz Duncan Ouseley definirá os termos da condicional na próxima terça-feira, dia 21.
 
Assange deverá usar um rastreador eletrônico, permanecer em um endereço registrado, se reportar à polícia todas as noites e respeitar dois turnos de toque de recolher de quatro horas a cada dia.
 
Com a libertação condicional, o jornalista voltará a depor na corte do Reino Unido em 11 de janeiro.  
 
Ao deixar a prisão, o fundador do WikiLeaks alegou inocência e disse que pretende manter as atividades do site.
—Espero continuar o meu trabalho e conseguir provar a minha inocência neste caso. Se a justiça não é sempre o resultado, pelo menos ela ainda não está morta.
 
Responsável pelo vazamento de milhares de documentos confidenciais de diplomacia norte-americana que causaram escândalo internacional, Julian Assange foi preso no último dia 7, em Londres, acusado por duas voluntárias do WikiLeaks de coação sexual e de ter mantido relações com elas sem utilizar preservativos, o que na Suécia é considerado estupro. Assange nega as acusações e se diz vítima de perseguição política em função dos vazamentos do site.
 
*Com informações do G1, Zero Hora e Época.