Sindicato dos Jornalistas de SP abre negociações com a Abril


Por Igor Waltz*

08/08/2013


Começaram nesta quarta-feira, 7 de agosto, as negociações entre a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e a editora Abril, que na semana passada demitiu cerca de 150 trabalhadores. De acordo com o SJSP, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) reconheceram se tratar de uma dispensa em massa e determinaram a abertura imediata de negociação.

“Houve uma dispensa em massa, que requer procedimentação prévia para sua consecução – negociação com o Sindicato, plano de demissão voluntária, critérios objetivos de dispensa e pagamento de verbas suplementares àquelas previstas em lei, entre outros direitos possivelmente negociáveis”, afirmou em comunicado o MPT.

Durante a audiência, a Editora Abril confirmou a demissão de 71 jornalistas, mediante o pagamento de verbas rescisórias. A empresa ainda informou que havia oferecido um pacote de benefícios aos demitidos, incluindo a ajuda para recolocação no mercado de trabalho, extensão do plano médico por até seis meses após a ruptura do contrato, e salários suplementares, de acordo com o tempo de serviço e cargo ocupado.

A desembargadora Rilma Aparecida Hemetério também deliberou, a pedido do Sindicato, uma assembleia nas dependências da editora Abril, no bairro de Pinheiros, na manhã da próxima sexta, 9 de agosto, com a participação de todos os jornalistas da empresa, inclusive os demitidos.

O SJSP apresentará na ocasião a proposta da editora Abril para análise dos jornalistas, que, pela avaliação da entidade, está longe do que já foi conquistado pelos trabalhadores em negociações parecidas com outras empresas, como no caso do Estadão. Segundo a empresa, o sindicato não teve acesso ao teor do pacote de benefícios e, por esse motivo, as partes concordaram em suspender a sessão para que a proposta seja levada aos trabalhadores em assembleia da próxima sexta-feira.

Na próxima segunda-feira, 12 de agosto, os sindicalistas e representantes da editora Abril vão se reunir novamente no TRT no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Coletivos, para estudar as propostas que saíram da assembleia. Após a reunião, que ocorrerá às 15h30, a desembargadora estudará o pedido de liminar requerida pelo Sindicato, que pede a suspensão das demissões.

* Com informações do SJSP e do site VoxNews.