Pesquisadoras da Editora Abril visitam a ABI


10/06/2010


Vera Lúcia, Elenice Ferrari e Sissi Diksktejn

Pesquisadoras do Departamento de Documentação da Editora Abril (Dedoc), em São Paulo, visitaram a ABI, nesta terça-feira, 8 de junho. Vera Lúcia, pesquisadora de textos; Elenice Ferrari, pesquisadora de fotos; e Sissi Diksztejn, coordenadora de memórias da editora, vieram ao Rio conhecer os acervos de documentos da Biblioteca Bastos Tigre e aproveitaram para observar a estrutura arquitetônica da instituição. Segundo as visitantes, o motivo principal da visita é a possibilidade de a ABI e a Editora Abril firmarem um convênio para a promoção de projetos de conteúdo jornalístico e culturais.

O Dedoc é um arquivo jornalístico da Editora Abril, reconhecido no Brasil e no exterior devido ao tamanho e à qualidade acervo. Dentre as suas atividades, destacam-se a pesquisa, contabilidade e listagem de documentos históricos. Segundo Vera Lúcia, a visita se deu porque o grupo está pesquisando diversos acervos do Rio de Janeiro, para entender como estes tratam seus documentos e conferir qual é a riqueza de dados e informações que eles possuem.
Depois de conhecerem a Biblioteca Bastos Tigre, as pesquisadores afirmaram que já têm sugestões em mente e que a ABI poderá atendê-las no sentido de troca de conteúdos. Vera Lúcia destacou um de seus objetivos:
— Tivemos interesse principalmente no acervo do O Cruzeiro, não sabíamos que ele existia, afirmou a pesquisadora.

Além da parte documental, houve interesse das pesquisadoras pela estrutura do prédio da Associação, considerado um marco da arquitetura moderna. Elas afirmaram que o imóvel é uma referência e o espaço é muito bom, ideal para abrigar uma série de projetos culturais e parcerias que ainda estão sendo pensadas.