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ABI participa do lançamento do projeto Rádio G21


30/07/2023


Por Salomão de Castro, conselheiro da ABI

A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) lançou, na quinta-feira (27/07), o projeto Rádio G21, no auditório da Torre BS Design, em Fortaleza (CE). O projeto, que conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ofertará cursos, consultorias e capacitações que serão ministrados por competentes profissionais aos colaboradores das pequenas e médias emissoras de rádio do Ceará.

O representante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Ceará e membro do Conselho Deliberativo da entidade, Salomão de Castro, acompanhou a atividade, juntamente com dois diretores da Associação Cearense de Imprensa (ACI): o vice-presidente Wilame Moura e o presidente da Comissão de Ética, Gilson Moreira.

Segundo Afro Lourenço, presidente da Acert, o projeto Rádio G21 promoverá uma inovadora transformação nas emissoras de rádio. “O mercado anunciante conhecerá o novo modo rádio de ser, moderno e em multiplataformas. As emissoras manterão constantes pesquisas sobre os novos hábitos e tendências dos seus ouvintes, transmitirão criativos e adequados programas radiofônicos e utilizar-se-ão das novas técnicas de marketing que certamente conquistarão os ouvintes e o mercado anunciante”, explicou o presidente.

O catálogo de cursos à disposição abarca áreas como cultura gerencial, aprimoramento da qualificação profissional, além de planejamento na esfera do marketing e gestão de pessoas. As opções envolvem ainda temas sobre leis e normas jurídicas, além de contabilidade. Os encontros vão ser realizados nas sedes regionais do Senac e do Senai.

Números

As emissoras participantes ainda vão acondicionar pesquisas acerca dos hábitos e tendências expressadas pelos ouvintes com o objetivo de formular programas mais afeitos aos seus gostos. O cenário também vai ser usado para conquistar novos parceiros.

Uma pesquisa veiculada pela Kantar IBOPE Media, divulgada durante o evento, aponta que 78% dos moradores das 13 regiões metropolitanas do Brasil escutam rádio com frequência — na Grande Fortaleza, 82% das pessoas consomem rádio por mais de quatro horas diariamente.

Para Salomão de Castro, as Associações de Imprensa devem colaborar para o êxito de projetos como o Rádio G21. “O rádio tem grande penetração no Ceará e o investimento na qualificação dos radiodifusores merece o estímulo das entidades representativas dos comunicadores”, acentua.