Vice-presidente da ABI recebe Prêmio APCA, dia 5


30/04/2008


O jornalista Audálio Dantas, vice-presidente da ABI e Presidente da Representação da entidade em São Paulo, e o fotógrafo Tiago Santana receberão o Prêmio APCA 2007 na próxima segunda-feira, dia 5, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista (Rua Rui Barbosa, 153 — Bela Vista). Os dois foram os vencedores na categoria Literatura/Reportagem, por “O chão de Graciliano”.

O livro, como define Audálio, é uma “arte-reportagem sobre a região de nascimento e criação literária de Graciliano Ramos”. É o chão do escritor — as cidades de Quebrângulo, Viçosa e Palmeira dos Índios, em Alagoas, e Buíque, no sertão de Pernambuco — revisitado em várias viagens e no qual resta muito pouco de sua memória:
— Mas lá está, vivo, o personagem principal da obra, o homem que enfrenta basicamente as mesmas asperezas descritas por Graciliano em “Vidas secas” ou em “Infância”, seu livro autobiográfico — diz ele.

A festa de entrega do Prêmio APCA (da Associação Paulista dos Críticos de Arte) — que inclui ainda as categorias Artes Visuais, Cinema, Música, Dança, Teatro, Rádio e TV — terá início às 19h30. Também serão premiados, entre outros, Lygia Fagundes Telles (Literatura/Memórias), Paulinho da Viola (Música Popular/Cantor), Gabriel Villela (Teatro/Diretor), Fauzi Arap (Teatro/Autor), Selton Melo (Cinema/Ator) e Gilberto Braga, Camila Pitanga e Wagner Moura (TV/Autor, Atriz e Ator, pela novela “Paraíso tropical”).