Morre José Alencar (1931-2011)


29/03/2011


“Eu não estou me entregando, estou entregue a quem sempre estive: às mãos de Deus”. Esta foi uma das muitas manifestações de otimismo do ex-Vice-Presidente da República, José Alencar, na luta contra o câncer, que morreu aos 79 anos, às 14h41, desta terça-feira, 29 de março, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio e Libanês, em São Paulo.
 
 
A morte aconteceu em decorrência do câncer e falência múltipla dos órgãos, de acordo com informações do hospital, onde José Alencar foi internado na segunda-feira, 28 de março, com um quadro de suboclusão intestinal.
 
 
Reunido na sede da entidade, o Conselho Deliberativo da ABI aprovou por unanimidade uma Moção pela morte do ex-Vice-Presidente da República. Durante a sessão, por sugestão do Conselheiro José Pereira Filho, o Pereirinha, foi dedicado um minuto de silêncio à memória de José Alencar.
 
O ex-Vice-Presidente José Alencar deixa viúva Mariza Campos Gomes Filho, com quem teve os filhos Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.
 
Em Coimbra, onde se encontra em viagem oficial, a Presidente Dilma Rousseff disse que o corpo do ex-Vice-Presidente José Alencar será velado no Palácio do Planalto. Aos jornalistas que acompanham a viagem, ela mencionou que obteve a concordância da família: “Falei com o filho dele Josué e ele aceitou”, disse a Presidente que está em Portugal acompanhada do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
 
A Presidente Dilma Roussef lamentou a morte de José Alencar afirmando que “foi uma grande honra ter convivido com ele (José Alencar). Vai deixar uma marca. Estamos muito emocionados”. Ela retorna ao Brasil na quarta-feira, 30 de março, e cancelou o encontro que teria com o Presidente de Portugal, Cavaco Silva, e o Primeiro-Ministro português, José Sócrates.
 
 
Sob forte emoção o ex-Presidente Lula também comentou a morte do seu Vice: “Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele. O Brasil perde um homem de dimensão excepcional”, declarou chorando o ex-Presidente da República.
 
Ainda sob forte emoção, Lula destacou também para os jornalistas o otimismo do seu ex-Vice-Presidente:
— Vocês acompanharam o nosso mandato, da Dilma como Ministra, do José Alencar como Vice. Vocês sabem que a relação nossa era mais que a relação de um Vice com um Presidente. Era uma relação de companheiros, disse o ex-Presidente, que afirmou que vai dedicar o título de doutor honoris causa que recebeu da Universidade de Coimbra a José Alencar.
 
 
Cruzada

 
A cruzada de José Alencar contra o câncer teve início há 13 anos, quando ele realizou um chek-up em Belo Horizonte (MG), que diagnosticou “uma pequena imagem tumoral no rim direito”. O exame só foi feito depois de muita insistência de um sobrinho que é médico. Na época, o ex-Vice-Presidente tinha 66 anos de idade.
 
 
Até aquele momento José Alencar nunca tinha sentido nada e nem havia se submetido a nenhum exame mais profundo: “Eu nunca tive nada, não tinha dor nenhuma, nunca tinha feito um chek-up na vida. Descobri por acaso. Foi Deus”, disse ele à colunista da Folha de S. Paulo, Eliane Cantanhêde, que escreveu o livro biográfico do ex-Vice Presidente.
 
 
A descoberta do câncer foi em 1997, e de lá para cá, na sua luta contra a doença, José Alencar foi submetido a 17 cirurgias para a retirada 20 tumores, além das sessões de quimioterapia.
 
 
Em 2006, ano de campanha para reeleição, José Alencar fez uma cirurgia para a retirada de um tumor de quatro centímetros no abdômen. Em novembro do mesmo ano, em Nova York, deu entrada novamente em um centro cirúrgico, por causa de outro nódulo no abdômen.
 
 
Em janeiro de 2009, José Alencar foi internado no Hospital Sírio e Libanês, em São Paulo, onde passou por uma intervenção cirúrgica, na porção posterior do abdômen, avaliada pelos médicos como complexa. Nesta operação os médicos retiraram um tumor com 12 centímetros de diâmetro, próximo ao qual estavam localizados dez outros tumores que a medicina classifica como satélites.
 
 
Desde o dia 4 de janeiro de 2011, José Alencar vinha apresentando sangramentos na região abdominal, e teve que ser internado várias vezes para que os médicos pudessem controlar a hemorragia. Em 9 de fevereiro, o ex-Vice-Presidente voltou a ser internado no Hospital Sírio e Libanês, para tratar uma perfuração intestinal que provocou uma inflação grave na região, conforme boletim médico divulgado na ocasião.
 
Na última segunda-feira, 28 de março, José Alencar voltou ao Sírio-Libanês, com um quadro de obstrução intestinal grave. Os médicos que o atenderam disseram que seu estado era crítico.
 
 
Política
 
 
José Alencar Gomes da Silva nasceu no município de Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais, em 17 de outubro de 1931. Em 1967, inaugurou a Companhia de Tecidos Norte Minas (Coteminas), que nos anos 70 veio a se transformar na mais moderna empresa de fabricação de tecidos do Brasil.
 
 
Na seqüência da sua carreira empresarial, José Alencar foi Presidente do Sesi, do Senai, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemig). Foi também Vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
 
 
José Alencar iniciou a carreira política em 1993, filiando-se ao PMDB. Em 1994, concorreu ao cargo de Governador de Minas, ficando em terceiro lugar na disputa. Quatro anos depois (1998), elegeu-se Senador com cerca de 3 milhões de votos.
 
Durante a sua passagem pelo Senado, José Alencar presidiu a Comissão Permanente de Serviço e Infra-estrutura, integrou a Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e a Comissão Permanente de Assuntos Sociais.
 
 
Em 2002, ao final do mandato como Senador, José Alencar trocou o PMDB pelo PL. Já era um empresário de sucesso que resolveu se unir ao ex-operário Luiz Inácio Lula da Silva, então candidato à Presidência da República, com a proposta de ajudar a construir um Brasil mais justo e igualitário.
 
Com o apoio do empresariado foi eleito Vice-Presidente na chapa de Lula, com quem exerceu dois mandatos. Apesar de ter sido sempre fiel ao Presidente Lula, foi um crítico da política econômica do Governo, principalmente por causa da taxa de juros aplicada pelo Banco Central.
 
O Presidente interino do PT, Ruy Falcão, falou sobre a união de José Alencar com Lula:
— Nos oito anos em que eles (Lula e Alencar) estiveram juntos, José Alencar demonstrou lealdade e companheirismo, dando tranqüilidade ao Lula inclusive durante suas viagens ao exterior. Esse entendimento favoreceu a aproximação do Presidente (Lula) com o empresariado, disse Falcão à Rádio BandNews, em entrevista sobre a morte do ex-Vice-Presidente.

* Com informações do Globo e da Folha Online.