Jornalistas mexicanos são resgatados


02/08/2010


Após uma operação da polícia do México foram libertados no último sábado, 31 de julho, os jornalistas Jaime Canales, repórter da TV Milenio, e Alejandro Hernández, cinegrafista da Televisa, que tinham sido seqüestrados na segunda-feira, 26 de julho, por narcotraficantes, juntamente com outros dois colegas que foram liberados anteriormente.
 
A informação foi dada pelo Secretário de Segurança do México, Genaro Luna, em entrevista coletiva. Segundo a autoridade policial, após trocar tiros com os policiais os seqüestradores conseguiram escapar:
— Diante da presença de elementos da Polícia Federal nos arredores da casa onde estavam os jornalistas, os seqüestradores fugiram, afirmou Genaro Luna.
 
Os outros dois jornalistas também estiveram em poder dos criminosos são Héctor Gordoa, repórter da Televisa, e Oscar Solís, do jornal El Vespertino. O primeiro foi solto na quinta-feira passada (29); enquanto que o segundo foi libertado também no sábado (31), mas em outra situação.
 
Os profissionais tinham sido seqüestrados, simultaneamente, após a cobertura de um protesto de presidiários em uma penitenciária do estado de Durango, no Norte do México.
 
Para libertar os reféns, os seqüestradores exigiam a transmissão de vídeos que denunciavam a ligação entre o Governo de Durango com o cartel de Los Zetas, inimigo do grupo El Chapo Guzmán:
— Guzmán, membro do Cartel do Pacífico e o narcotraficante mais procurado pelos Estados Unidos, foi o responsável pelo seqüestro, afirmou Luna.
 DIV>

* Com informações do Comunique-se e agências internacionais.