Jornalista Orlando Farias morre em Manaus


20/02/2013


Vencedor de dois prêmios Essos e apontado como um dos grandes nomes da Comunicação no Norte do País, o jornalista José Orlando Farias de Lima morreu na tarde desta terça-feira, 19 de fevereiro, aos 55 anos, vítima de uma falência circulatória causada por infecção generalizada. Ele sofria de hipertensão e deu entrada no Hospital de Pronto Socorro 28 de Agosto, pela manhã, com dores abdominais, entre outras reclamações.
 
O amazonense dedicou décadas de sua vida à comunicação, trabalhando em vários veículos da região, como A Crítica, A Notícia e Correio Amazonense, e também como correspondente do Jornal do Brasil na região. Ele ganhou reconhecimento, principalmente na área da política, além de prêmios como o Esso – Regional Norte em 1999 e 2001, e Imprensa Embratel. Atualmente, ele trabalhava como editor do Blog da Floresta, do qual foi fundador.
 
De acordo com o Hospital, o comunicador passou por vários exames de imagem e de sangue, que indicaram a gravidade do quadro e foi encaminhado ao Setor de Reanimação. Ele foi sedado, entubado e posto em ventilação mecânica. Ainda segundo a direção do 28 de Agosto, mesmo com os procedimentos, o paciente sofreu parada cardíaca, passou por manobras de ressuscitação, e não reagiu.
 
A jornalista Dora Tupinambá, que trabalhou com José Orlando durante sua carreira, disse que o Amazonas perdeu um grande profissional, que sempre se destacava entre os outros. “Ele era muito audacioso, muito brilhante. Trabalhou nos principais jornais impressos da cidade, sempre nas colunas de opinião. Foi um dos pioneiros do jornalismo investigativo do Estado. E depois ainda deu continuidade ao seu trabalho na internet. É uma grande perda para o Amazonas”, lamentou.
 
O jornalista Rodrigo Araújo, com quem dividiu o Prêmio Esso de 2001 pela reportagem “Soldados temem guerra na fronteira”, lembrou da generosidade do colega. “Orlando era, sem dúvida um colecionador de prêmios. Ele sempre escrevia em parceria. Foi assim comigo, com a Wilza Freire e a Síglia Regina. Era um ótimo jornalista”, afirmou.
 
Políticos se manifestam
 
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, também lamentou a morte do jornalista Orlando Farias. “Trata-se de uma grande figura humana e grande jornalista, dotado de idealismo incomum. Orlando Farias foi repórter atento que serviu a diversos órgãos de comunicação do Amazonas e foi correspondente importante de veículos nacionais, sempre com brilho e êxito. Orlando Farias foi jovem o tempo todo, jamais deixou de ser um lutador social, acreditou da juventude até a morte na luta por uma sociedade justa e igualitária. O prefeito e vice-prefeito perderam um amigo e companheiro de muita proximidade. A Prefeitura de Manaus está de luto”, afirmou o prefeito.
 
O deputado Franscisco Praciano (PT) se manifestou em uma rede social, postando uma foto de Orlando Farias com o seguinte comentário. “Estou triste. Faleceu um amigo e um grande jornalista. Um combativo cidadão e um destacado profissional que o Amazonas não irá esquecer”.
 
Líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Marcos Rotta também lamentou a morte do jornalista. Para o peemedebista, o Amazonas perde um grande profissional e, além de tudo, um grande entusiasta de assuntos relacionados ao Estado. “Por meio de suas matérias, ele colocou o nome do Amazonas na mídia nacional. Era um profissional competente e, tenho certeza, que deixou um grande legado à categoria jornalística do Estado”, ressaltou Rotta, ao destacar a raça e a perseverança do jornalista, que há quase cinco anos trocou o jornal impresso, onde galgou toda a sua trajetória profissional, para apostar no jornalismo on-line, ao fundar o Blog da Floresta.
 
*Com informações do jornal A Crítica e do portal G1.