Felipe Calderón recebe jornalistas


21/09/2010


Representantes internacionais da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e do Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ) terão um encontro nesta quarta-feira com o Presidente do México, Felipe Calderón, para tratar de assuntos relativos à liberdade de imprensa e da segurança e proteção de jornalistas e dos veículos de comunicação, ameaçados pela onda de violência do crime organizado no país.
 
A delegação da SIP será liderada pelo Vice-presidente sênior do Prensa Libre, da Guatemala, Gonzalo Marroquim. Pelo lado do Governo estarão presentes além do Presidente Calderón, o Procurador-geral da República, Arturo Chávez e o Ministro de Interior, Francisco Blake.
 
A reunião da delegação de jornalistas com o Presidente Felipe Calderón antecede a realização do evento “Fórum do México sob o cerco contra o crime organizado”, que as duas entidades promovem na capital mexicana na quinta-feira, 23 de setembro.
 
O fórum terá como temas centrais os painéis “O jornalismo mexicano sobre a violência” e “O Estado contra a violência contra jornalistas”, no qual serão discutidos as investigações e os relatórios da SIP e do CPJ sobre a situação da imprensa e dos jornalistas locais.
 
Está previsto também um encontro dos representantes dos jornalistas e dos veículos de comunicação com parlamentares mexicanos.
 
* Com informações da SIP e do CPJ.