Conselho da ABI homenageia Moacir


29/11/2010


O Conselho Deliberativo da ABI vai prestar às 15h30min desta  terça-feira, 30 de novembro,   uma homenagem póstuma ao jornalista e escritor Moacir Werneck de Castro, membro da entidade desde 1945 e falecido na última sexta-feira, dia 26. O ato será na Sala Heitor Beltrão, no sétimo andar do Edificio Herbert Moses, sediado na Rua Araújo Porto Alegre, 71, no Centro do Rio de Janeiro, e contará com a presença de parentes, amigos e admiradores de Moacir, além dos membros do Conselho,  que dedicarão a primeira parte de sua sessão de novembro a um dos seus antigos membros.

Além desse ato, a ABI homenageou Moacir Werneck de Castro na cerimônia familiar que precedeu à cremação de seu corpo, às 14h40min de sábado, dia 27, no crematório do Caju, a qual foi marcada por intensa emoção. Traduzindo uma das afeições de Moacir, sua viúva, Nené Rodríguez, dedicou a ele um poema de Pablo Neruda,  mas não pôde concluir a leitura, tal a emoção de que foi tomada. Coube à jornalista Rosa Freire d’Aguiar Furtado, amiga da família, completar a leitura da poesia. Em seguida,  franqueada a palavra aos presentes, a jornalista Ana Arruda Callado, companheira de  Moacir no Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e no Conselho Deliberativo da ABI, fez também comovida e sucinta saudação ao ilustre morto: “Moacir Werneck foi um dos brasileiros mais patriotas, mais inteligentes e mais  corretos que eu conheci”.

Entre os presentes à cerimônia encontravam-se conselheiros  e associados da ABI, como Benício Medeiros, Jorge Miranda Jordão, Marcos de Castro, Maria Ignez Duque Estrada Bastos e Maurício Azêdo, além de amigos de Moacyr, como a bibliotecária Ana Lygia Medeiros, a teatróloga Tessy Callado e o ex-Deputado Vivaldo Barbosa (PDT).