Compositores da Mangueira no Claquete Musical da ABI


11/11/2020


O produtor musical do programa Claquete Musical da ABI, Paulo Figueiredo, conversa ao vivo nesta quarta-feira,11, às 19h30, com o cineasta Pedro von Krüger, diretor do filme Memória verde e rosa (2016), além do produtor Alípio Carmo, do roteirista José Constant e do jornalista João Pimentel. No filme – que será exibido ao final da conversa – Nelson Sargento, Cartola, Carlos Cachaça, o mestre-sala Delegado, Hélio Turco e tia Suluca relembram histórias sobre a favela e o samba no morro da escola. Além dos desafios e dilemas que os diversos personagens enfrentaram em suas vidas para conquistar respeito na comunidade.

O documentário também resgata notáveis que ainda não haviam conquistado o devido destaque, como Tantinho da Mangueira, Geraldo Pereira e Pandeirinho. E mostra um movimento cultural que tem preocupação técnica de sambas antológicos como O mundo encantado de Monteiro Lobato (1967) ou 100 de Liberdade, Realidade ou Ilusão (1988).

 A direção de Pedro von Krüger e o roteiro de Alípio Carmo e Felipe Bibian nos levam às profundas origens do samba a partir das religiões afro-brasileiras, com algumas sequências mágicas de dança protagonizadas por Delegado e Mocinha, casal de mestre-sala e porta-bandeira de primeira grandeza, e de habilidade dos ritmistas, entre eles Carlinhos do Pandeiro. No canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube. Inscrevam-se.