Circulação de jornais cresce 1,8% no Brasil


24/01/2013


O Instituto Verificador de Circulação – IVC divulgou nesta quarta-feira, 23 de janeiro, que a circulação dos jornais brasileiros cresceu 1,8% em 2012, quando comparado a 2011. Os dados foram repassados pela entidade, que audita mais de 100 publicações, apontam que a plataforma digital foi quem impulsionou o crescimento da circulação dos jornais.
 
Para o Presidente do instituto, Pedro Martins Silva, participação da web será cada vez maior para a mensuração dos dados, apontando o crescimento de 128% em 2012 ante 2011. “As edições digitais cresceram fortemente e vão continuar avançando, à medida que aumenta o acesso a dispositivos móveis e à banda larga no país e diante do maior investimento dos jornais nesse canal”, afirmou.
 
Dos 100 títulos auditados pelo IVC, 24 já possuem uma versão digital da publicação, seja adaptada para leitura em dispositivos móveis ou apenas no computador, explicou Silva. A estimativa do IVC é que a participação das edições digitais chegue a 6% em 2013, se mantido o ritmo de crescimento do número de jornais que disponibilizam suas versões nesse formato.
 
Além dos números relativos a todo o ano passado, a divulgação do IVC apresentou itens relativos somente ao último mês de 2012. Com essa base, a circulação dos veículos auditados pela entidade aumentou 4% se comparado com dezembro de 2011. No mesmo período, o digital foi responsável por 4% da distribuição dos periódicos do País. No acumulado dos últimos 12 meses, o online representou 3,2% da circulação. Com o crescimento, a média diária de circulação no País foi de 4,52 milhões de exemplares, um recorde histórico, segundo a entidade.
 
O balanço do IVC aponta ainda que as assinaturas de jornais tiveram crescimento de 3,4%. Já o número de vendas avulsas ficou estável. Isso ocorre, segundo Silva, porque os “downloads” de edições digitais não são contabilizados como venda avulsa por uma questão técnica.
 
Folha na liderança
Com os dados divulgados pelo IVC, a Folha de S. Paulo retomou a liderança em circulação no Brasil, superando o popular Super Notícia, publicação vendida nas ruas da região metropolitana de Belo Horizonte ao custo de R$ 0,25 por exemplar. “O número de exemplares da Folha em circulação atingiu a média diária de 297.650”, ressaltou o veículo paulista na edição desta quinta-feira, 24 de janeiro.
 
Ainda de acordo com a publicação, foi superado em 26% a circulação do jornal O Estado de S. Paulo, que recuou 11% em dezembro de 2012 comparado ao mesmo mês de 2011. No acumulado do ano, a circulação da Folha cresceu 0,3%, enquanto o Estadão teve uma queda de 4,9%.
 
 
* Com informações da Folha de S. Paulo, Portal Imprensa e Portal Comunique-se.