Cravo Albin lança livro sobre pandemia


23/09/2021


Pandemia e Pandemônio, livro de C. Albin

Encontros da ABI com a Cultura entrevista hoje o advogado, jornalista, historiador, crítico, radialista e musicólogo baiano /carioca de coraçãoRicardo Cravo Albin, considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira. Ricardo lançou on line, ontem, seu mais novo livro“Pandemia e Pandemônio – Relatos Indignados de um Brasil doente e desgovernado”  que reúne 46 crônicas e matérias publicadas pelo autor, ao longo de 2020 sobre a pandemia e os descalabros do governo no enfrentamento do problema e já foi convidado para o lançamento em Portugal. A apresentação é da escritora Nélida Piñon e dos médicos e cientistas Margareth Dalcomo e Jerson Lima, presidente da Faperj.

A maior obra de Ricardo, que completa 80 anos em dezembro, é o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, disponível por meio digital, com cerca de sete mil verbetes e referência na área musical. Ele será entrevistado hoje, às 19h30, pelas jornalistas Vera Perfeito e Zezé Sack e o compositor e professor da Universidade de Brasília, Clodo Ferreira. Assista a entrevista pelo canal da ABI no YouTube.

Ricardo

Cravo Albim também tem um programa, aos sábados, às 9h, na Rádio Roquette Pinto onde em uma hora entrevista personalidades brasileiras que definem as três músicas cariocas de suas paixões. Ele fundou o Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro e dirigiu também a Embrafilme e o Instituto Nacional de Cinema (INC), sendp ainda autor, desde 1973, de aproximadamente 2500 programas radiofônicos para a Rádio MEC.

Ricardo

Ricardo Cravo Albim nasceu em Salvador, formou-se em Direito, Ciências e Letras , entre 1965 e 1971, pela Faculdade de Direito da Universidade do Brasil (hoje UFRJ), em 1963, e, no ano seguinte, em Direito Comparado pela Universidade de Nova Iorque.

No MIS, após três meses promovendo a gravação de depoimentos de personalidades da música popular brasileira, em especial representantes dos ranchos e escolas de samba, promoveu o hoje célebre depoimento secreto de João Cândido Felisberto, o líder da Revolta da Chibata, no estúdio do Museu, tendo como parceiro na entrevista o historiador Hélio Silva.

Uma das suas grandes conquistas é o Instituto Cultural Cravo Albin, uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede no  Rio e fundada em janeiro de 2001. Sua finalidade é promover e incentivar atividades de caráter cultural no campo da pesquisa, reflexão e promoção das fontes que alimentam a cultura e, em especial, a música brasileira, visando a divulgação, defesa e conservação do nosso patrimônio histórico e artístico. Ele também é benemérito e presidente vitalício do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ.

Bibliografia do autor

Ricardo Cravo Albin publicou diversos livros sobre vários assuntos, entre eles: O canto da Bahia (monografia/1973), De Chiquinha Gonzaga a Paulinho da Viola (1976), Da necessidade do fazer popular (1978), Índia, um roteiro bem e mal humorado, Editora Mauad (1996), MPB – A história de um século, edição trilíngue, MEC/Funarte (1997), Dicionário Cravo Albin da MPB. Rio de Janeiro: 2002.

Sobre o livro lançado ontem, ele explica: “Esse relato está despertando curiosidade em países amigos do nosso, já que, pelo tamanho continental que ele ocupa, o mundo ficou muito surpreso pelo acúmulo de mais de meio milhão de vítimas fatais. Estuda-se inclusive seu lançamento em países lusófonos e em versão espanhola”.