Cabo Anselmo é o entrevistado do “Roda Viva”


14/10/2011


O programa Roda Viva, da TV Cultura, reestreia nesta segunda-feira, 17, às 22h, com apresentação do jornalista Mario Sergio Conti, e seis entrevistadores, que mudarão a cada semana, de acordo com a área de atuação do entrevistado. Estudantes universitários e twiteiros vão participar da bancada.
-Vou levar para o programa o que aprendi na imprensa escrita e no rádio, no Brasil e no exterior, afirmou Conti, que foi diretor da revistas Veja e do Jornal do Brasil; escreveu o livro “Notícias do Planalto” sobre o relacionamento da imprensa no Governo Collor; atuou como correspondente da Rádio Bandeirantes em Paris e, atualmente, dirige a revista Piauí, publicação para a qual passará a escrever como repórter a partir de janeiro de 2012.
 
O entrevistado da noite é o polêmico Cabo Anselmo, que liderou o protesto dos marinheiros, que resultou no golpe militar no Brasil. Preso em 1964, seguiu para o exílio em Cuba. Cooptado pelos órgãos de segurança, tornou-se agente duplo. Sua atuação foi decisiva para desbaratar os grupos de guerrilha urbana. Marcado como delator, vive até hoje como um clandestino.

A bancada de entrevistadores será formada pelos jornalistas Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Fausto Macedo, do Estado de S. Paulo, Fernando Barros e Silva, e Hugo Studart, o Desembargador José Renato Nalini, e o editor do blog Alerta Total, Jorge Serrão.