Acerj vai premiar o jornalismo esportivo


30/07/2010


A Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) vai instituir em colaboração com a ABI um concurso destinado a premiar os melhores trabalhos de cobertura esportiva tanto na imprensa como em  rádio, televisão e sites jornalísticos, a serem escolhidos por um júri de alto nível a ser constituído pelas duas entidades. A entrega dos primeiros prêmios, abrangendo os trabalhos realizados neste ano de 2010,  será realizada  em março de 2011, em data a ser fixada pela Acerj.
 
A criação do prêmio, cuja denominação será anunciada proximamente pela Acerj após pesquisa junto  ao seu corpo social, foi o tema da reunião realizada na ABI nesta quinta-feira, 29 de julho, com a participação do Presidente da Casa, Maurício Azêdo, do Presidente da Acerj, Eraldo Leite, e do Presidente do Conselho Superior da Associação  dos Cronistas,  Lóris Baena Cunha, que é também membro do Conselho Fiscal da ABI.  
Pela proposta preliminar da Acerj, os prêmios serão concedidos ao melhor repórter de jornal e revista, ao melhor fotógrafo de veículos impressos e ao melhor  cinegrafista de veículos eletrônicos, aos melhores narradores, comentaristas e repórteres de campo de emissoras de rádio e televisão do Estado do Rio, ao melhor colunista, ao melhor chargista  e ao melhor comentarista de rádio e televisão, bem como aos autores dos melhores livros esportivos. Eraldo Leite  sublinhou que a premiação de livros  dará  dinamismo a  um processo atualmente em curso, que é o aumento da  edição de livros sobre esporte, abrangendo vários campos, desde o futebol ao ciclismo e à relação do esporte com a  vida política e social.
 
A cerimônia de premiação, a se realizar no Auditório Oscar Guanabarino da ABI, no nono andar do Edifício Herbert Moses, incluirá uma exposição de fotografias e de caricaturas e charges esportivas de autoria dos jornalistas premiados e de outros profissionais que oferecerem colaboração ao evento.
 
Lóris Baena saudou a adesão da Casa à proposta da Acerj, entidade nascida praticamente na ABI na gestão de Herbert Moses, que manteve um setor especializado para os jornalistas esportivos, o conhecido Departamento de Imprensa Esportiva-Die, dirigido pelo jornalista Canor Simões Coelho e que foi o embrião da Associação dos Cronistas que este fundaria.
 
Sugestões sobre o prêmio e sua denominação poderão ser encaminhadas à Acerj e à ABI,  a esta através do email: premiojornalismoesportivo@abi.org.br