Lançamento do livro Eu só disse meu nome, de Camilo Vannuchi


06/05/2024


Nesta terça-feira (7), às 19h, lançamento do livro Eu só disse meu nome, de Camilo Vannuchi, na Livraria da Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572). Haverá um breve bate-papo com o autor, mediado pela jornalista Hildegard Angel.

Eu só disse meu nome (Ed. Discurso Direto e Instituto Vladimir Herzog) conta a história de Alexandre Vannucchi Leme, estudante de Geologia que atuava no movimento estudantil na USP e tinha 22 anos quando foi torturado até a morte no DOI-Codi de SP, sob o comando do major Carlos Alberto Brilhante Ustra, em 1973.

A história do escritor e jornalista Camilo Vannuchi traz as marcas de um tempo sombrio do Brasil. Seu pai ficou preso seis anos durante o regime militar. Seu primo, Alexandre Vannuchi Leme, estudante de Geologia da USP, foi torturado e morto em 1973. Para homenageá-lo, o Diretório Central dos Estudantes da USP leva seu nome.

Fotos: Ivan Seixas
Esse era o antigo X-0, no Doi-Codi de São Paulo, onde Alexandre Vannuchi Leme foi encontrado morto, depois de várias sessões de tortura. Hoje, o espaço, descaracterizado por reformas, está vazio.