ABI saúda Roberto Dinamite e pede encontro com a imprensa


02/07/2008


A Associação Brasileira de Imprensa enviou telegrama a Roberto Dinamite, recém-eleito para a Presidência do Vasco da Gama, pedindo que ele promova um encontro de regularização e pacificação com a imprensa, que foram tumultuadas pela gestão de Eurico Miranda. No texto, a ABI oferece sua sede para que o ex-jogador oficialize também o restabelecimento da liberdade de acesso ás informações do clube, que foram bloqueadas principalmente ao jornal Lance! e à Rede Globo de Televisão.

Além de enviar o telegrama, nesta terça-feira, dia 1º, o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, cumprimentou pessoalmente o novo dirigente vascaíno, durante a cerimônia de posse na sede náutica do clube, na Lagoa, à qual compareceram autoridades como o Ministro dos Esportes, Orlando Silva; o Governador do Rio, Sérgio Cabral; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, Desembargador Walter D’Agostino, que é flamenguista e membro do Conselho Deliberativo do clube rubro-negro; e o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que leu saudação do Presidente Luiz Inácio da Silva a Roberto Dinamite e disse que Lula tem dois clubes: o Corinthians, em São Paulo, e o Vasco, no Rio.

Também compareceram o Presidente de Honra da Fifa, João Havelange; o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; o Presidente do Flamengo, Márcio Braga; o Presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Ari Graça; o ex-Presidente do Fluminense, David Fichel; o ex-lateral Júnior, do Flamengo e da Seleção Brasileira; bem como conselheiros e destacados sócios do Vasco, entre os quais Olavo Monteiro de Carvalho, Arthur Sendas, José Carlos Osório e Erasmo Carlos.

No discurso de posse Roberto Dinamite disse que o Vasco vai restabelecer os direitos de ir e vir e de estar e a liberdade de expressão, que tinham sido banidos do clube nas gestões precedentes. Fez uma exortação à união dos grandes clubes do Rio, para o fortalecimento do futebol do estado que segundo ele refletirá em todo o Brasil. Roberto fez questão de mencionar a sua amizade com Júnior, lembrando que os dois se enfrentaram diversas vezes mas sempre em clima de respeito recíproco, tanto é que as duas famílias se tornaram amigas.

No clímax da cerimônia, Roberto Dinamite anunciou suas primeiras homenagens como Presidente do Vasco e entregou placas a João Havelange, Orlando Silva e Sérgio Cabral Filho, que estava acompanhado do pai, Sérgio Cabral, da mãe, Magali, e de três dos cinco filhos: Thiago, Eduardo e Marco Antônio. O ato foi presenciado por centenas de convidados.

Esta é a íntegra do telegrama da ABI:

“Deputado Roberto Dinamite

Felicito querido amigo pela merecida eleição para Presidente do glorioso Clube de Regatas Vasco da Gama e faço votos de uma gestão fecunda, compatível com a grandeza vascaína. Sugiro que logo após a posse você receba numa entrevista coletiva a reportagem esportiva, para marcar e celebrar a retomada da liberdade e da cordialidade do Vasco em suas relações com a imprensa.

A ABI ficará honrada em sediar tão relevante encontro, em dia e hora que o querido amigo marcar. Receba e transmita a seus dignos pares na Diretoria e Conselho do Vasco as homenagens da Diretoria, do Conselho Deliberativo e do quadro social desta centenária Associação Brasileira de Imprensa.

Cordialmente, Maurício Azêdo, Presidente da ABI”