Guantanamera,
o caminho da música


03/03/2021


“Há muitas historias sobre a música Guantanamera, até mesmo entre os próprios cubanos, há versões distintas, exceto entre os músicos.

Uns dizem: “Ah, o compositor de Guantanamera foi um Guajiro que vivia por Guantánamo, era radialista, era poeta, encerrava o seu programa, com uma melodia, que depois inseriu os versos simples de José  Marti;  a criação, segundo alguns, era baseada na beleza do caminhar das mulheres de Guantánamo”.

A  música Guantanamera é uma das mais tocadas em todo o mundo desde os anos 1960, quando o trovador norte-americano Pete Seeger, um dos mais populares intérpretes de  folk-songs, incluiu esta criação de Joseíto Fernandez em uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Ao desconhecer a autoria da música, atribuiu  como criação única de Jose Martí, o que não era verdade, mas serviu para alavancar o sucesso da música.

A música foi composta em 1928 por Joseíto Fernández, jovem músico de apenas 22 anos, nascido em Havana. Como ele mesmo diz: “muitos pensam que nasci em Guantánamo, outros pensam que sou campesino e, sem dúvida, nem uma coisa e nem outra”. Joseíto fazia parte de um sexteto em Havana,  o que era muito comum na época. Também havia um frenesi de “Guajira” (ritmo cantante) em quase todo o mundo, e cada um cantava uma “guajira” diferente.  Foi aí que Joseíto compôs a melodia desta “guajira” que, originalmente, se chamava “guajira Guantanamera” e se tornou obrigatória nos salões dançantes.

O musicólogo e pesquisador cubano Tony Evora diz que a incorporação de alguns dos  versos sencillos  se deve a uma versão do compositor espanhol Julián Orbón (1925 -1991). Orbón foi professor do cubano Hector Angulo no Manhattan School of Music de Nova Iorqu e Héctor mostrou a versão de Orbón ao cantor norte-americano Pete Seeger que a difundiu.

Há uma gravação das mais conhecidas que é do grupo “The Sandpipers”, de 1963, que se expandiu com mais força para o mundo inteiro. Em 1966, chegou ao primeiro lugar nas paradas de sucesso nos EUA.

Com certeza, muitas outras versões estão por aí. O importante é a força da música que daqui a pouco completa 100 anos.

 

Guajira Guantanamera (com versos senti-los de José Martí. Versão cantada por Pete Seeger):

Yo soy um hombre sincero

De donde crece la palma

Y antes de morirme quiero

 

Guajira Guantanamera (com versos sencillos de José Martí. Versão cantada por Joseíto Fernandez);

Con los pobres de la tierra

Quiero yo mi suerte echar

El arroyo de la Sierra

Me complace más que el mar

 

Veja as gravações em:

. GUANTANAMERA com Pete Seeger e voz inicial de Andy Garcia –  https://youtu.be/B-efMnkIwDc

 

. GUANTANAMERA (letra e vídeo) com Andy Garcia e Lucrecia, vídeo moacir silveira https://youtu.be/1wYYjxpRQtA

 

Fonte:

Victor Perez-Galdós Ortiz – Pesquisador cubano

Editora: Casa de Las Americas

Ouça a canção Guajira Guantanamera, versão cantada por Pete Seeger