Prêmio Inca de Jornalismo é entregue no Rio


02/06/2009


Prêmio Inca de Jornalismo é entregue no Rio

  Verônica Almeida e Cristiane Segatto

As jornalistas Verônica Almeida e Cristiane Segatto foram as vencedoras da 2ª edição do Prêmio Inca — Ary Frauzino de Jornalismo. A cerimônia de premiação foi realizada na noite do dia 26, na Academia Nacional de Medicina, no Centro do Rio.

O Presidente Maurício Azêdo fez parte da mesa de honra, ao lado do Diretor do Inca, Luiz Antonio Santini; do Presidente da Academia Nacional de Medicina, Marcos Moraes; e do Coordenador Técnico-científico do Inca, Luiz Augusto Maltoni.

Antes do anúncio da premiação principal, os finalistas receberam o diploma “Prisma”, pela participação no concurso. Maurício Azêdo entregou a certificação à Verônica Almeida; e o Superintendente da Fundação do Câncer, Jorge Alexandre, à Cristiane Segatto.

Maurício Azêdo e Verônica Almeida

Conquista 

Verônica Almeida ganhou na categoria Jornal com a matéria intitulada “A Vida por um Fio”, publicada no Jornal do Commercio, de Pernambuco. Cristiane Segatto conquistou o primeiro ligar na categoria Revista com a reportagem “Câncer: por que a luta ainda é tão difícil”, veiculada na Época.

Durante a cerimônia foi prestada uma homenagem ao jornalista Guilherme Ducan, o Bill, morto há três meses, e aplaudido como um dos idealizadores do Prêmio Esso e parceiro na construção do Prêmio Inca — Ary Frauzino.

Promovida pelo Instituto Nacional de Câncer, com o apoio da Fundação do Câncer, a premiação tem por objetivo reconhecer e estimular jornalistas e veículos de comunicação a produzirem trabalhos para difundir informações sobre câncer.

Jornalistas de todo o País concorreram com matérias publicadas em jornais e revistas brasileiros, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008.

Na primeira etapa da seleção, as matérias foram analisados por especialistas e pesquisadores na área do câncer do Inca, da Fundação do Câncer, e por representantes da Divisão de Comunicação do Inca.

Na segunda fase, os vencedores de cada categoria foram apontados pela comissão formada por profissionais com destacada atuação em veículos de comunicação. 

História

O Prêmio Inca foi lançado em 2007, como parte das comemorações do 70º aniversário do Instituto Nacional de Câncer. Na primeira edição, as reportagens vencedoras foram “As mil faces do câncer”, também de Cristiane Segatto, publicada na revista Época, e “Pesquisa revela mutações do césio”, veiculada no jornal O Popular, de Goiás.