ABI recebe Prêmio São Sebastião de Cultura


12/12/2008


A ABI receberá, em janeiro de 2009, o Prêmio São Sebastião de Cultura, concedido pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro, cujo Conselho — que conta com nomes de destaque na cultura brasileira, como Ricardo Cravo Albin, Arnaldo Niskier, Rosamaria Murtinho, Sérgio Cabral, Ziraldo, Nélida Piñon e Luiz Paulo Horta — se reuniu nesta quinta-feira, dia 11, para escolher os vencedores.

As indicações para cada categoria são feitas pelos conselheiros 15 dias antes de serem submetidas à reunião plenária para a devida aprovação por maioria absoluta, privilegiando pessoas ou instituições que contribuíram para a cultura do Rio de Janeiro, respeitando os critérios da Igreja e da fé cristã.

O jornalista e acadêmico Luiz Paulo Horta comentou a decisão de se premiar a ABI:
— É uma demonstração de que a nossa Associação Cultural está atenta e participando dos movimentos da sociedade brasileira, na qual a ABI é atuante e ocupa lugar de destaque.

O cartunista Ziraldo, por sua vez, disse que a idéia de conceder o prêmio à ABI foi aprovada pelos conselheiros devido à “qualidade extraordinária da atuação da entidade na sociedade civil e pelo seu centenário, completado recentemente”.

Gloriosa

Entregue anualmente por ocasião dos festejos do padroeiro da cidade, o Prêmio São Sebastião está em sua 15ª edição. Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Presidente da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro, ressalta:
— Ninguém melhor do que a gloriosa ABI, baluarte da democracia e da liberdade de imprensa, para, no ano de seu centenário, ser agraciada com o prêmio especial por excepcionais serviços prestados à cultura e à sociedade do Rio, pelas mãos do Senhor Cardeal Dom Eusébio Scheid.

A cerimônia de entrega do Prêmio São Sebastião de Cultura, idealizado pelo professor Sérgio Pereira da Silva e instituído por Dom Eugenio da Araújo Sales, ocorrerá no dia 20 de janeiro, na Casa de Arte e Cultura Juliana de Serpa.

Além da ABI, serão premiados Zuenir Ventura, na categoria Ação Cultural; a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), na categoria Promoção Social; o pintor Carlos Araújo, na categoria Artes Plásticas; Lúcia Grossi, na categoria Divulgação da Fé; Dalal Achcar, na categoria Artes Cênicas; artistas do espetáculo “Beatles num céu de diamantes”, na categoria Musical; Maurício Dinepi, Presidente do Jornal do Commercio, na categoria Comunicação; Erico Magalhães, na categoria Televisão; e Dom Cipriano Chagas, que receberá o Prêmio Guilherme Arinos.