ABI cria “SOS Jornalistas” para denunciar violência contra profissionais


21/08/2015


SOS_Jornalista

A ABI está disponibilizando um espaço para a publicação de ameaças e casos de violência contra jornalistas no exercício da profissão e contra veículos de comunicação em todo o Brasil, o “SOS Jornalistas”.

O profissional de imprensa deverá usar este espaço com responsabilidade, sempre com informações fidedignas sobre ameaças e agressões contra comunicadores em geral, sejam repórteres, repórteres fotográficos, redatores, editores, radialistas, cinegrafistas, blogueiros atuando em jornais, revistas, emissoras de rádio e tevê, portais, sites, blogs e quaisquer outros veículos de comunicação.

As denúncias serão publicadas no site após avaliadas por moderadores da ABI.

Além da veiculação no “SOS Jornalistas”, a ABI deverá divulgar as ameaças na imprensa e encaminhar às autoridades policiais, ao Ministério Público e aos responsáveis pelos demais órgãos competentes para que sejam tomadas medidas de proteção aos profissionais e organizações ameaçadas.

A ABI desenvolverá um trabalho com esses órgãos, com o objetivo de impedir que os crimes fiquem impunes. A entidade entende que os assassinatos, agressões e toda sorte de ameaças a comunicadores são crimes não só contra os profissionais de imprensa, mas também contra a Liberdade de Expressão e a própria Democracia.

Em 2015 quatro profissionais de imprensa foram assassinados no País. De acordo com levantamentos realizados pela Federação Nacional de Jornalistas – FENAJ – outros 89 profissionais estão com suas vidas ameaçadas, sem qualquer proteção por parte do Estado.

A ABI espera que essa barbárie seja contida e punida com os rigores da Lei.

Os profissionais que tenham sofrido agressões ou estejam se sentindo ameaçados podem acessar neste link o formulário.

*Postado no dia 18/08/2015.