Emissoras de TV atendem apelo de Sarkozy


28/03/2012


Em discurso na manhã da última terça-feira, 27 de março, o Presidente francês pediu às emissoras de TV que não divulgassem os vídeos dos atentados de Toulouse, “por respeito às vítimas e à França”. A orientação foi seguida inclusive pela Al-Jazeera, rede de TV árabe com sede no Qatar, alegando que “o vídeo não acrescenta nenhuma informação que já não seja de domínio público”.
 /DIV>

O líder francês frisou que não haveria nenhuma justificativa para a divulgação de tais imagens, gravadas pelo próprio atirador com uma câmera acoplada no pescoço. De acordo com Zied Tarrouche, chefe do escritório da Al Jazeera em Paris, o vídeo possui cerca de 25 minutos, com imagens editadas e músicas muçulmanas ao fundo, além da voz deformada do autor dos atentados, Mohammed Mesrah, e os gritos das vítimas.
 
Em comunicado, a emissora justificou sua decisão de não publicar os vídeos:
“De acordo com o código de ética da Al Jazeera e considerando que o vídeo não acrescenta nenhuma informação que já não seja de domínio público, os canais de notícia não transmitirão as imagens”
 
A rede de TV acrescentou ainda que negou pedidos de diversas emissoras de outros países para ceder as imagens, recebidas em pacote anônimo no dia 19 de março. Tarrouche completou:
— Não somos um canal sensacionalista, não estamos buscando divulgar as imagens sem calcular os riscos e as conseqüências.
 
O Conselho Superior Audiovisual, órgão independente que regula os meios audiovisuais da França, também emitiu orientação semelhante à de Sarkozy para os canais de TV franceses.
 
*Com informações do Portal Imprensa