Jornais ingleses antigos disponíveis na internet


29/11/2011


 
A Biblioteca Britânica disponibilizou digitalmente parte de seu arquivo de mais de 200 jornais ingleses e irlandeses dos séculos XVIII e XIX. Ao todo, foram mais de quatro milhões de páginas digitalizadas, que estarão disponíveis para consulta gratuita através do site http://www.britishnewspaperarchive.co.uk/.
 
Nos arquivos podem ser consultadas notícias sobre grandes eventos como a Guerra da Criméia, ou pequenas notícias familiares de jornais locais. O acesso só será cobrado para consultas à distância por mais de 48 horas. Também há a possibilidade de inscrições mensais e anuais para pesquisadores e acadêmicos.
 
Ed King, chefe da seção de jornais da Biblioteca Britânica celebrou a forma como o projeto abriu a coleção da biblioteca de forma inédita, e permitiu o acesso à memória histórica publicada:
— Ao invés de ter que olhar os itens no local, virando cada página, pessoas por todo o Reino Unido e pelo mundo poderão explorar a mina de ouro de histórias e informações contidas nas páginas, em questão de segundos e um clique do mouse.
 
 
 
* Com informações do Portal Imprensa e do Journalism.co.uk.