ABL elege sucessor de José Mindlin


31/05/2010


A Academia Brasileira de Letras vai eleger, nesta quarta-feira, dia 2, às 16h, no Petit Trianon (Av. Presidente Wilson, 203, Centro do Rio de Janeiro), o novo ocupante da Cadeira 29, na sucessão do bibliófilo José Mindlin, morto no dia 28 de fevereiro último, em São Paulo.

A Cadeira 29, fundada por Artur Azevedo, que escolheu como patrono Martins Pena, foi sucessivamente ocupada por Vicente de Carvalho, Cláudio de Souza e Josué Montello. 

Concorrem à vaga o jornalista e escritor Muniz Sodré, Diretor da Biblioteca Nacional, o advogado Eros Grau, Ministro do Supremo Tribunal Federal(STF), o diplomata Geraldo Holanda Cavalcanti e o cantor e compositor Martinho da Vila. 

A eleição será realizada na Sala de Sessões da ABL, em cerimônia secreta presidida pela Secretária-Geral da ABL, Ana Maria Machado, em substituição ao Presidente Marcos Vinicios Vilaça, licenciado por motivo de saúde.

De acordo com o Regimento Interno da ABL, a votação é secreta e será eleito o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos, neste caso, 20 votos. 

Caso este resultado não seja obtido no primeiro escrutínio, passa-se ao segundo. Ao terceiro e ao quarto escrutínio concorrem apenas os candidatos que tiverem obtido, pelo menos, dez sufrágios em algum dos escrutínios anteriores. Caso nenhum candidato tenha obtido a maioria absoluta, será aberta nova inscrição para o preenchimento da vaga.

Após a apuração dos votos, a Presidente interina divulgará o resultado, procedendo à tradicional cerimônia de queima dos votos.