Destaque do cinema cubano na tela do Cine ABI


07/07/2009


 Cine ABI apresenta nesta quinta-feira, dia 9, às 19h, o filme “Hello Hemingway”(1990), de Fernando Pérez. O evento gratuito será realizado na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI, na Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio.

Considerado um clássico do cinema cubano, o filme conta a história da jovem Larita (Laura De la Uz), que sonha com uma bolsa de estudos nos Estados Unidos para fugir da miséria e dos conflitos de seu país, em meados dos anos 50. Inspirada no escritor Ernest Hemingway, que reside perto de sua casa, Larita traça um paralelo imaginário entre a sua vida e as histórias do livro “O velho e o mar”, através do qual percebe que o ser humano pode ser destruído mas jamais dominado, na luta pelos sonhos.

“Hello Hemingway” conquistou no Festival de Havana os prêmios de melhor filme e melhor atriz para Laura De la Uz, pela interpretação de Larita. A obra de Fernando Perez recebeu indicação na categoria melhor filme no Festival de Gramado, e de melhor filme estrangeiro no Goya Awards.