Jornalismo investigativo no Cine ABI


23/06/2008


A mostra Imprensa no Cinema prossegue nesta quinta-feira, dia 26, com a apresentação de “Todos os Homens do Presidente”, de Alan J. Pakula. O filme conta a história verídica dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, que investigaram o escândalo político Watergate, na década de 70. A sessão, gratuita, acontece às 18h30, no Auditório Oscar Guanabarino, no edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio).

Dustin Hoffman e Robert Redford estrelam a produção norte-americana de 1976, na pele dos jornalistas do Washington Post. A dupla desvenda a ligação entre o Governo de Richard Nixon — derrubado pelo caso — e a invasão da sede de um partido rival. O roteiro é baseado no livro escrito por Bob Woodward (Redford).

O filme foi premiado em 1977 com quatro Oscars — melhor ator coadjuvante, direção de arte, som e roteiro — além de ser indicado aos prêmios Bafta e Globo de Ouro. A mostra Imprensa no Cinema tem curadoria do jornalista, cineasta e pesquisador Dejean Magno Pellegrin e coordenação de Jesus Chediak, Diretor Cultural da ABI e homenageia o centenário da entidade e o bicentenário da Imprensa Régia no Brasil. O público recebe a ficha técnica e sinopse do filme em cartaz e pode participar de debate com especialistas, após a exibição.