18 de agosto de 2022


ABI assina carta aos EUA sobre transparência em negociações


06/04/2021


 

 

A ABI é signatária de carta enviada nesta terça-feira, 6/4, ao governo norte-americano alertando sobre a necessidade de transparência nas negociações sobre meio ambiente.

“Qualquer projeto para ajudar o Brasil deve ser construído a partir do diálogo com a sociedade civil, os governos subnacionais, a academia e, sobretudo, com as populações locais que até hoje souberam proteger a floresta e todos os bens que ela abriga”, diz o documento em português e em inglês, assinado por mais de 200 entidades da sociedade civil brasileira.

A carta destaca também que “nenhuma tratativa deve ser considerada antes da redução do desmatamento aos níveis exigidos pela legislação brasileira de clima e o fim da agenda de retrocessos encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional. Negociar com Bolsonaro não é o mesmo que ajudar o Brasil a solucionar seus problemas atuais”.

A carta foi protocolada nos gabinetes do presidente Joe Biden, da vice-presidente Kamala Harris, e na embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Também está sendo distribuída para parlamentares dos Democratas-US e outras autoridades do governo norte-americano . O texto também já circula no gabinete do democrata  John Kerry, que está à frente das negociações.

Links da carta em português e inglês 
https://www.oc.eco.br/wp-content/uploads/2021/04/A-LETTER-FROM-BRAZILIAN-CIVIL-SOCIETY-TO-THE-GOVERNMENT-OF-THE-UNITED-STATES-OF-AMERICA_final-.pdf
Links matérias de jornais BR

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012