Inscrições para o Curso de Residência em Jornalismo


25/07/2016


A Rede Gazeta abriu inscrições para o 16º Curso de Residência em Jornalismo. Os interessados devem ser alunos ou recém-formados em qualquer curso superior. Para se inscrever, até o dia 15 de agosto, os interessados podem enviar o currículo para o e-mail:residencia@redegazeta.com.br. O objetivo do curso, que é gratuito, é aliar a teoria adquirida na faculdade com a experiência do dia a dia na redação.

Podem participar os alunos que estejam cursando o 8º período em qualquer curso superior ou que tenham se formado entre outubro de 2012 e dezembro de 2013.

Os residentes acompanham, diariamente, o trabalho realizado pelos jornalistas na produção multimídia de jornais impressos, televisão, rádio e internet da Rede Gazeta. Além de receber dicas dos profissionais, eles produzem matérias jornalísticas e relatam a experiência de dois meses no “Blog dos Residentes”, com making-off e as principais produções.

A 15ª edição do curso contou com palestras do apresentador da TV Globo, Alex Escobar; da diretora-executiva da Rede CBN, Mariza Tavares e do repórter especial da Rede Globo Marcelo Canellas.

Na Rede Gazeta, vários jornalistas de destaque foram residentes, como o apresentador do Bom Dia ES, Mário Bonella; o chefe de reportagem da Redação Multimídia, Geraldo Nascimento; a apresentadora do programa Em Movimento, Tatiana Wuo; o repórter da TV Gazeta, Michel Bermudes; a editora de Economia do jornal A Gazeta, Elaine Silva; entre outros.

Etapas do curso

Na primeira fase, o curso selecionará 30 alunos por meio de uma prova de conhecimentos e redação.

Na segunda etapa, haverá uma entrevista individual que escolherá os 15 residentes que realizarão o curso e terão a oportunidade de produzir reportagens para rádio, jornal, TV e internet sob a orientação de um jornalista da Rede Gazeta.

O trabalho de campo nas redações, estúdios e externas inclui entrevistas, pesquisas e visitas técnicas e acompanha todas as fases de produção da notícia, desde a pauta, passando pela edição e finalizando na veiculação.

As aulas começam em outubro de 2013. O público poderá acompanhar a produção e o dia a dia dos residentes por meio do hotsite especial www.gazetaonline.com.br/residencia e twitter @cursoresidencia