Procurado por morte de jornalista é detido no PR


Por Edir Lima

11/01/2016


O paraguaio Flavio Acosta Riveros, procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol),  foi preso no centro de Pato Branco (PR), no último dia 10. Ele está envolvido na morte do jornalista Pablo Medina e da assistente dele, Antonia Almada, ambos do jornal ABC Color. Ele permanecerá preso em Pato Branco à espera de que o Paraguai solicite sua extradição.

“Agora, dependemos que o Paraguai apresente a solicitação de extradição, mas nada impede que ele seja extraditado”, disse à Agência Efe o delegado-chefe da 5º Subdivisão de Polícia Civil (5ª SDP) em Pato Branco, Getúlio de Moraes Vargas.

De acordo com o jornal Bem Paraná, Riveros deve responder por falsidade ideológica e tentativa de homicídio. Ele portava documentos com o nome de Flávio Valério de Assunção. Ao ser identificado, o suspeito confessou a autoria do crime.

Pablo Medina trabalhava para o jornal ABC Color e sofreu diversas ameaças após produzir reportagens que denunciavam o esquema do narcotráfico na região do estado paraguaio de Canindeyú, na Fronteira com Mato Grosso do Sul no Brasil, da região de Paranhos até Mundo Novo, passando pelos municípios de Sete Quedas e Japorã. Ele e a assistente foram cercados e mortos a tiros enquanto faziam imagens na margem de uma rodovia. O crime ocorreu em outubro de 2014.

Segundo o jornal ABC Color, havia uma determinação judicial que, por conta das ameaças sofridas, o jornalista deveria estar sob proteção policial permanente, mas não havia nenhum policial realizando sua segurança na hora do atentado.

A prisão de Acosta Riveros Flavio foi efetuada após uma denúncia de agressão feita por uma mulher identificada como namorada do paraguaio. Ele também deve responder por tentativa de homicídio no caso. O delegado de Pato Branco, Getúlio Vargas, afirmou que Riveros é um criminoso de alta periculosidade. O paraguaio ficará preso na 5ª SDP da cidade até o pedido formal da extradição.