Sip divulga Prêmio de Excelência Jornalística


01/12/2015


premiosip2016

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) abre período para inscrições de trabalhos para seu concurso Excelência Jornalística da SIP 2016. Publicações impressas e digitais, assim como agências de noticias de mais de 33 países das Américas e do Caribe têm até o dia 16 de janeiro de 2016 para enviar seus melhores trabalhos em espanhol, português e inglês.

Os prêmios da SIP destacam a alta qualidade do jornalismo atualmente realizado no continente americano. “No concurso anterior recebemos mais de mil trabalhos, um número recorde, que será certamente superado em 2016”, disse Marcela Noble Herrera, do Clarín, Argentina, e presidente da Comissão de Prêmios da SIP. “Desejamos que todos os meios e plataformas de comunicação – jornais, revistas, publicações digitais, rádio e televisão – participem enviando o que há de mais relevante na sua produção”, acrescentou Noble Herrera.

A comissão julgadora avaliará os trabalhos e escolherá os dez finalistas e o ganhador em cada uma das 13 categorias. Os vencedores receberão certificados e prêmios em dinheiro durante a Assembléia Geral de outubro em Denver, Colorado.

As categorias são as seguintes: relações interamericanas, direitos humanos, cobertura noticiosa, crônica, jornalismo em profundidade, fotografia, caricatura, infografia, opinião, jornal na educação, jornalismo ambiental, cobertura noticiosa na Internet e cobertura multimídia.

Será concedido também o Grande Prêmio SIP para Liberdade de Imprensa para uma pessoa ou organização que tenha obtido resultados significativos em favor da causa da liberdade de imprensa. Em geral, os prêmios são US$2.000, placas e diplomas.

A SIP é uma organização que reúne mais de 1.300 publicações, que incluem editores, diretores, e outros profissionais que se dedicam há mais de 60 anos a defender e promover a liberdade de imprensa no hemisfério ocidental.

O regulamento do concurso e detalhes para participação estão no web site da SIP, www.sipiapa.com. Os participantes não precisam ser sócios da SIP.

Matéria postada por Claudia Sanches