60 anos do Comício da Central


15/02/2024


No dia 13 de março, a ABI vai se transformar no palco do famoso comício da Central do Brasil. Nesta data, em 1964, o então presidente João Goulart fez um discurso histórico pelas reformas de base no Brasil. Agora, 60 anos depois do golpe de 64, a ABI vai receber parentes dos personagens que fizeram a história, vai apresentar documentos, filmes e áudios originais da época, uma exposição iconográfica reproduzindo o cenário do comício da Central e os principais eventos que culminaram com o golpe na madrugada do dia 01 de abril.

Estarão presentes a viúva do presidente João Goulart, dona Maria Teresa, a filha Denize e Clodsmidt Riani Filho, cujo pai Clodsmidt Riani, um dos principais líderes sindicais do país, que aos 103 anos de idade vive em Juiz de Fora. Também participarão do ato parentes do ex-governador Leonel Brizola, entidades do movimento social como o MST, Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia, parlamentares, sindicatos, lideranças estudantis (UNE, UJS e UBES) e o Conselheiro da ABI e histórico defensor da democracia, o professor Ivan Proença, que atuou na resistência ao golpe de 1964.

Este evento terá continuidade ao longo da semana com exibição de filmes no cineclube Macunaíma (ABI) e a manutenção da exposição iconográfica sob a responsabilidade da produtora Rio Memória.