Televisão Comunitária, livro de Cicilia Maria Krohling Peruzzo


24/02/2022


Esta segunda edição, revista e ampliada, mostra que, mesmo após mais de duas décadas da promulgação da inovadora Lei de Televisão a Cabo no Brasil (Lei n° 8.977/1995) e de outras leis e decretos complementares, o campo da Comunicação Social ainda carece de estudos sobre os canais públicos na televisão a cabo, especialmente os comunitários. A primeira edição desta obra, pioneira, publicada há mais de uma década, veio resgatar experiências de televisão comunitária no Brasil, desde aquelas que se configuraram como TVs de Rua, exibidas em telões em praças públicas, até os novos modos de fazer TV: os canais comunitários na TV a cabo. 

A professora Cicilia Peruzzo, que pesquisa comunicação popular, comunitária e alternativa, descreve como esses canais se estruturaram e quais são as suas estratégias de compartilhamento na grade de programação, identificando-os como um novo formato de meio de comunicação público, o público não estatal. A autora analisa também os sentidos de comunitário e as condições de sustentabilidade. Para ela, a criação dos canais comunitários na TV a Cabo, mesmo sob contradições, representa um passo significativo na democratização do acesso das organizações civis de interesse público aos meios de comunicação na condição de protagonistas de mensagens e programas, além de gestoras de canais de televisão.

Cicilia Maria Krohling Peruzzo é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Pesquisadora especializada no tema da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa nos processos de mobilização social cívica desde os anos 1990, ela olha para além do universo da grande mídia e acompanha as transformações da comunicação nos movimentos sociais, detectando as novas feições forjadas pelos segmentos organizados das classes subalternizadas. Foi assim que não deixou escapar o surgimento dos canais comunitários de rádio e televisão, capazes de democratizar a comunicação e contribuir para ampliar o exercício da cidadania e do direito à comunicação. É também autora dos livros Relações públicas no modo de produção capitalista e Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. 

Título:   Televisão Comunitária, 2ª. edição

Subtítulo: dimensão pública e participação cidadã na mídia local

Autora: Cicilia Maria Krohling Peruzzo

Editora: Mauad X

ISBN: 9786587631844

EAN:  9786587631844

Número de páginas: 208

Formato: 14X21 cm – brochura

Preço do livro: R$ 59,00

Peso: 252 gramas

VENDAS NO SITE DA EDITORA

https://mauad.com.br/televisao-comunitaria-2-edicao?search=Televisão%20comunitária