Tablóide envolvido em escândalo vai fechar


07/07/2011


James Murdoch, diretor do grupo que controla o News of the World, informou o fechamento do jornal, cuja última edição será no próximo domingo, 10 de julho. O aviso foi dado depois do escândalo dos grampos telefônicos ilegais, no qual o tablóide está envolvido. O semanário encerra a sua trajetória na imprensa britânica, depois de 168 anos de circulação, e a liderança de vendas com 2,8 milhões de exemplares.
 
O News of the World pertence ao grupo News International, o mesmo que edita os jornais diários The Sun e The Times, do magnata Rupert Murdoch. Sobre o tablóide pesam as acusações de ter grampeado o telefone celular da adolescente Milly Dowler, em 2002, que depois apareceu morta, e dos familiares das vítimas dos atentados que aconteceram em Londres, em 2005.
 
 
Diante do escândalo, os donos do News of the World, não tiveram alternativa senão anunciar o fechamento das portas do tablóide.  O caso provocou inclusive um pronunciamento grave do Primeiro-Ministro britânico, David Cameron, no Parlamento. O ex-diretor de Comunicação do primeiro-ministro, Andy Coulson, está sob ameaça de prisão, por seu envolvimento nas escutas telefônicas do semanário, onde também foi diretor e demitiu-se em 2007, após a revelação dos primeiros casos de grampos ilegais.
 
 
Segundo a BBC, por meio de um comunicado, James Murdoch disse que o lado bom do News of the World foi “ofuscado por um comportamento que foi errado e, se as recentes alegações forem verdadeiras, (foi um comportamento desumano), que não tem espaço na nossa empresa”. Murdoch acrescenta que a missão do jornal “é de fiscalizar e responsabilizar as pessoas, mas não fez isso consigo mesmo”.
 
 
O caso das escutas telefônicas ilegais realizadas pelo News of the World ganhou repercussão pública com a informação de que o jornal teria grampeado o celular da jovem Milly Dowler e, durante o grampo, apagado as mensagens deixadas na caixa de recados, o que prejudicou as investigações sobre o seu desaparecimento seguido de morte, em 2002.
 
 
Segundo a BBC, outra forte acusação contra o tablóide foi uma matéria do jornal The Daily Telegraph informando que a polícia encontrou celulares de familiares de soldados mortos no arquivo do detetive particular Glenn Mulcaire, que trabalha para o News of the World, e esse fato os deixou revoltados.
 
 

* Com informações da BBC Brasi