Sindicato protesta contra agressão a jornalistas


27/05/2011


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo(SJSP) realiza na próxima terça-feira, 31, a partir das 19h, no auditório Vladimir Herzog (Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja) o ato público “Contra Violência e em Defesa da Liberdade de Expressão” em desagravo aos seis jornalistas agredidos por policiais militares e guardas civis durante a Marcha pela Liberdade de Expressão realizada no dia último dia 18, nas proximidades da Av. Paulista.

O objetivo é repudiar a ação truculenta dos policiais contra os profissionais de imprensa que cobriam a manifestação. São eles: Osmar Bustos, do jornais Página 12 e Toda Notícia, de Buenos Aires, Ricardo Galhardo, do iG, Márcia Abos, de O Globo, Fabio Pagotto e Vinícius Pereira, do Diário de S. Paulo, e Félix Lima, da Folha.com. Na ocasião, serão exibidos os registros fotográficos do protesto e das agressões. 
Osmar Bustos foi atingido nas costas por dois disparos de balas de borrachas desferidos por integrantes da Tropa de Choque da PM. Ele foi atendido no pronto-socorro do Hospital da Santa Casa de Misericórdia. O repórter Fabio Pagotto foi ferido no pé pela roda da motocicleta de um PM. Mácia Abos foi golpeada no braço com um escudo da PM. Ricardo Galhardo foi detido e constrangido por policiais. Félix Lima recebeu jatos de gás pimenta no rosto e no equipamento fotográfico, que foi arrancado por uma agente da Guarda Civil. 
 
Segundo o Presidente do SJSP, José Augusto Camargo, a entidade está mobilizada em torno do caso.
—O episódio lamentável causou repercussão imediata e dois integrantes da Polícia Militar foram afastados de seus postos, um tenente do serviço de rua e um comandante da Força Tática. Encaminharemos um documento ao Governo, à Ouvidoria e à Secretária de Segurança Pública do estado de São Paulo para que absurdos como este fiquem registrados e não voltem a acontecer. Os policiais, que deveriam zelar pela segurança pública, praticamente impediram os profissionais de exercerem suas funções. 

*Com informações do SJSP.