Jornalistas do El País entram em greve


07/11/2012


Os funcionários do jornal espanhol El País entraram em greve nesta terça-feira, dia 6, inicialmente por três dias, contra o plano de demissões apresentado pelo grupo Prisa, que edita o periódico. A direção do jornal e os trabalhadores não chegaram a um acordo sobre as demissões e as condições de aposentadoria antecipada propostas pela empresa.
O grupo Prisa anunciou em outubro um plano de reestruturação, que incluiria a demissão de 149 funcionários dos atuais 460, o fechamento da sucursal no País Basco e redução de 15% dos salários.
 
Segundo o jornal, a queda na circulação na Espanha, nos últimos cinco anos, foi de 18% e, desde 2008, 8 mil jornalistas perderam seus empregos. O prejuízo seria de 31 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.
 
Os trabalhadores rejeitaram uma nova proposta de reduzir as demissões para 139 e a diminuição do percentual de corte dos salários em 13%. No ano passado, os trabalhadores já haviam sido submetidos a uma redução de 20%.
 
Em comunicado publicado em seu blog, o comitê representante dos jornalistas pediu que a empresa apresente uma oferta aceitável em relação ao número de afetados e às condições econômicas. “O Comitê entende que não estamos em tempos de pechincha e que é imprescindível formular uma proposta que respeite o enorme esforço da equipe, que é a que gerou os nada desdenháveis benefícios das últimas décadas”, diz o texto. .
 
Os trabalhadores postaram fotos de redações vazias em Madri, Bilbao e Sevilha. Segundo representantes dos trabalhadores, a adesão à greve foi de 95% — ou 79%, de acordo com o grupo Prisa, que afirmou em nota que a greve ocorre “em contexto de crise generalizada nos meios de comunicação dos países desenvolvidos”.
 
Solidariedade
 
O Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, e outros colaboradores do jornal El País divulgaram uma carta em solidariedade aos jornalistas da redação do diário espanhol. “Acreditamos que este modelo de jornalismo não deve ser ameaçada e que é necessário esgotar todas as formas possíveis para lidar com a situação difícil”, informa o texto.
 
* com informações do G1, da Folha Press, do Portal Imprensa e do blog Comité El País