Sindicato de Jornalistas repudia censura no ES


10/03/2010


O Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo(Sindijornalistas-ES) divulgou nota em protesto contra o jornal A Tribuna, que deixou de publicar a coluna do jornalista Elio Gaspari na edição deste domingo, dia 7. No texto intitulado “As masmorras de Hartung aparecerão na ONU”, veiculado em outros jornais, o jornalista crítica o sistema prisional do Espírito Santo, cita o aumento da ocorrência de crimes entre os presos, a superpopulação carcerária, e anuncia que no próximo dia 15, o Governador Paulo Hartung (PMDB-ES), deverá prestar esclarecimentos à ONU sobre a situação. 

Para a Presidente do Sindijornalistas-ES, Suzana Tatagiba, o veto evidencia a prática da censura nas redações:

—Fica cada vez mais explícita a falta de democracia na mídia capixaba. A censura é uma constante em todas as redações. As empresas praticam a liberdade de empresa e não de imprensa.

O País encontra-se num Estado Democrático de Direito, mas vive subjugado a uma ditadura constante do capital e do poder político de civis eleitos pelo voto da população. Em entrevista ao Sindijornalistas-ES, Elio Gaspari disse que foi informado do veto pelos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, na segunda-feira, 8, e, que, imediatamente, suspendeu o direito do jornal A Tribuna de publicar a coluna.

A Tribuna e outros veículos de comunicação do Estado não têm veiculado matérias que tratam do sistema penitenciário capixaba e da convocação do Governo do Estado do Espírito santo ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, no dia 15. Esse fato demonstra que, ainda que aborde o assunto, a mídia capixaba omite ou “esconde” as informações que impactam o Governo do Estado. Por que a informação a respeito do encontro em Genebra foi publicada no Espírito Santo somente depois de circular nacionalmente em outros meios de comunicação?”, questionou Suzana Tatagiba.

De acordo com o Sindijornalistas-ES, os editores da Tribuna não retornaram os contatos para comentar o fato. Já a Superintendência Estadual de Comunicação Social do Espírito Santo(Secom), ainda segundo o Sindicato, afirmou que “o Governo do Estado não interveio de nenhuma forma na não publicação da coluna de Élio Gaspari”.

—É fundamental que os jornalistas se posicionem diante de fatos como esses, pois muitas vezes os desmandos dos veículos de comunicação ampliam-se devido à apatia dos profissionais e ao medo da denúncia”, alerta Tatagiba.