ABI adere à Frente de Apoio ao Projeto Chibata


22/07/2008


                                      João Cândido

Liderada pela Unidade de Mobilização Nacional pela Anistia (UMNA), foi lançada a Frente de Apoio ao Projeto Chibata, que ganhou o apoio da ABI e luta pela viabilização do longa-metragem “Chibata — A vida de João Cândido”, que conta a saga do marinheiro que ficou conhecido como Almirante Negro, líder da rebelião que se insurgiu contra os castigos físicos praticados pela Marinha do Brasil, com um motim realizado de 22 a 27 de novembro de 1910, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Além da ABI e da UMNA, assinam o manifesto em favor do lançamento do longa-metragem as entidades Movimento Democrático pela Anistia e Cidadania (Modac), Conexão Zumbi-João Cândido, entre outras. De acordo com a Frente, a proposta é que o filme, um resgate da memória de João Cândido, chegue às telas em 2010, quando se comemora o centenário do movimento Revolta da Chibata.

O projeto do filme tem o apoio da família de João Cândido, cuja filha Zeelândida, antes de morrer, deu sua aprovação ao projeto. Adalberto Cândido, o Candinho, funcionário da ABI há 55 anos, aprovou o roteiro do longa-metragem, que foi registrado na Biblioteca Nacional.

Para justificar a iniciativa, o documento assinado pela Frente cita o apoio que o atual Comandante-geral da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto (assim como políticos de diversos partidos), tem dado ao processo de anistia política póstuma de João Cândido.

De acordo com manifesto “o filme será mais uma iniciativa a endossar o processo, possibilitando o reconhecimento da importância histórica deste homem que, diante da violência institucional contra milhares de militares, optou por uma reação radical complexa, porém digna”.