Perseguidos pela ditadura recebem homenagem em São Bernardo do Campo


Por Cláudia Souza*

02/02/2014


 

João Vicente Goulart é homenageado em São Paulo Foto: Michel Filho / Agência O Globo
João Vicente Goulart é homenageado em São Paulo Foto: Michel Filho / Agência O Globo

Quatrocentos trabalhadores perseguidos pela ditadura e suas famílias foram homenageados neste sábado, dia 1º, em um evento organizado pelas centrais sindicais, em São Bernardo do Campo(SP), para marcar os 50 anos do golpe militar. A lista de convidados incluiu metalúrgicos, bancários, químicos, servidores e professores que, durante o regime militar, foram presos, torturados, cassados em suas funções sindicais ou demitidos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos homenageados, não compareceu à solenidade por motivos de saúde. Ele estava realizando exames no hospital Sírio e Libanês. Outro homenageado ilustre foi João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart, deposto pelos militares. Ao receber um diploma em nome de seu pai, João Vicente destacou a relevância da luta sindical na resistência ao regime militar.

Entre outras autoridades, estiveram presentes à cerimônia, a advogada Rosa Cardoso, da Comissão Nacional da Verdade, e o deputado Adriano Diogo (PT), presidente da Comissão Da Verdade do Estado de São Paulo.

*Fonte: O Globo