RSF e AFP exigem libertação de jornalistas


22/03/2011


A ONG Repórteres Sem Fronteira(RSF) divulgou comunicado nesta terça-feira, 22, exigindo a libertação dos jornalistas Dave Clark e Robert Schmidt, da Agência France Presse (AFP), e Joe Raedle, fotógrafo da Agência Getty. Eles foram presos no último sábado, dia 19, perto da cidade de Adjabiya, na Líbia, por agentes de segurança do dirigente líbio Muamar Kadafi.
 
Em documento endereçado ao líder Muamar Kadhafi, a AFP exigiu a libertação dos profissionais de imprensa:
—Peço que os liberte, em nome da liberdade de expressão e de informação que o senhor costuma invocar. Minha gestão inclui igualmente Joe Raedle, fotógrafo da Agência Getty, que trabalha em estreita colaboração com nossos jornalistas, escreveu o Presidente da AFP, Emmanuel Hoog, que juntamente com o Diretor de Informação da AFP, Philippe Massonnet, foi recebido nesta terça-feira, 22, pelos Ministros das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, e da Cultura, Frederic Mitterrand, em encontro no qual foi discutida a prisão dos jornalistas.
 
De acordo com o motorista do veículo que transportava os jornalistas, eles tentaram recuar quando avistaram barreiras das forças líbias, mas foram perseguidos, obrigados a parar e a se despir sob a ameaça de armas, apesar de terem se identificado como jornalistas. Em seguida, os jornalistas foram levados até o acostamento da estrada e obrigados a se ajoelhar com as mãos atrás da cabeça, até serem conduzidos a um local desconhecido.

*Com informações da RSF e AFP.