Reinventar orienta para novas oportunidades


Por Edir Lima

20/04/2016


Malu Fernandes, Fernanda Galvão, Paulo Jerônimo, Jackson Vasconcellos, Cristina Nunes e Mattheus Rocha

Malu Fernandes, Fernanda Galvão, Paulo Jerônimo, Jackson Vasconcellos, Cristina Nunes e Mattheus Rocha

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) recebeu nessa sexta-feira, em sua sede, no Centro do Rio, um evento de grande interesse para a categoria, principalmente nessa época de crise no país. O painel ‘Eleições em pauta e nos negócios: como empreender em campanhas’, que trata da assessoria política como um importante nicho de mercado para quem deseja se reinventar na profissão, atraiu vários profissionais. O painel marcou o sexto Encontro Reinventar JornalistasRJ, organizado pelo grupo do Facebook moderado por Rosayne Macedo e Malu Fernandes.

Fernanda Galvão, que ministra cursos sobre marketing político, imagem do candidato, ferramentas de comunicação e gestão de equipes e legislação eleitoral; Mattheus Rocha, da agência Fizzy Marketing Digital, responsável por administrar perfis sociais de vários políticos; e o cientista político Jackson Vasconcellos, da Estratégia & Consultoria, há 33 anos em campanhas eleitorais, gestão de mandatos eletivos, construção e defesa da imagem e relacionamento de políticos com a imprensa, foram os palestrantes. O evento contou com a organização de Paulo Jerônimo, vice-presidente da ABI, e da jornalista Cristina Nunes.

O cientista político Jackson abriu a palestra, ressaltando que, apesar do fim do financiamento público, o mercado abre muitas portas nessa época de campanhas políticas. Segundo ele, os candidatos buscam profissionais de comunicação para divulgar seus projetos, futuras ações e realizações.

“Uma campanha não anda sem comunicação. O ideal é pedir pagamento antecipado. Depois da campanha, a fonte seca e fica muito difícil receber. Já para quem trabalha para o Executivo, a situação muda porque tem caixa para isso”, sugere.IMG-20160420-WA0010

Fernanda Galvão comentou que o trabalho da Assessoria de Comunicação é direcionado de acordo com o que o cliente pensa em termos de futuro.

“Se o vereador tem o objetivo de avançar na carreira política, galgando o cargo de deputado, prefeito ou governador, o trabalho tem uma proporção. Se deseja se manter como vereador, será necessário outra estratégia”, observa.

Outro ponto de destaque da palestra de Fernanda Galvão foi quanto à equipe do candidato. Segundo ela, é fundamental preparar os integrantes e transformá-los em multiplicadores.

“Com o objetivo de divulgar, cada vez mais, o trabalho do candidato”, analisou.

A parte digital do evento ficou por conta de Mattheus Rocha. Ele relacionou e orientou como tirar melhor proveito de várias ferramentas que facilitam o trabalho do jornalista na divulgação do cliente. Entre elas: Facebook (ADS, insights e Live), Google analytics, entre outras.

“A partir dessas ferramentas cria-se uma estratégia mais adequada para a campanha”, avaliou Mattheus Rocha.
A jornalista Belisa Ribeiro, que assistiu o evento, anunciou o lançamento do filme Jornal do Brasil História e Memória, no dia 30 de abril, no Cine Estação Net Botafogo. A história é baseada no livro de sua autoria lançado recentemente.

O sétimo Encontro Reinventar JornalistasRJ será realizado no dia 4 de maio, também na sede da ABI, com o tema Negócios da área de comunicação esportiva.