Repórter lança livro com história do Jornal do Brasil


18/02/2016


imagem livro JB

A jornalista Belisa Ribeiro lança o livro Jornal do Brasil – História e Memória, da Editora Record. A obra registra 400 depoimentos de profissionais que marcaram, em diferentes épocas, a história do veículo, que completa em março 125 anos.

O livro conta com depoimentos do chargista Chico Caruso, do fotógrafo Alberto Jacob e dos jornalistas Paulo Henrique Amorim, Ricardo Boechat, Alberto Dines, Elio Gaspari e Janio de Freitas, entre outros.

A ideia do livro surgiu de um dos “encontros dos jotabeninos”, como se chamam os profissionais que trabalharam no impresso. Durante um ano e meio, Belisa manteve no ar um site para recolher depoimentos. “Ouvindo os colegas relembrarem seus “feitos”, os casos do passado, as reportagens históricas, decidi escrever não somente sobre a história do Jornal do Brasil, mas sobre as memórias de quem tornou o veículo inesquecível. E contar também quem são ou quem foram essas pessoas.”

Belisa iniciou a carreira como estagiária do JB na década de 70 e voltou ao jornal 30 anos mais tarde como editora de Cidade. Depois, mudou-se para Brasília, onde chefiou a sucursal e foi titular da coluna Informe JB, no início dos anos 2000.