Prêmio de Direitos Humanos abre inscrições


11/03/2010


A segunda edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) está com inscrições abertas até o dia 2 de julho. O lançamento oficial ocorreu nesta quinta-feira, 11, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, em Brasília.

O prêmio bianual foi criado em 2008, em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo é contribuir para a formação de valores e práticas sociais no âmbito dos direitos humanos. A iniciativa é da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura(OEI), em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.
A primeira edição do PNEDH recebeu mais de 350 inscrições, em grande parte oriundas de escolas públicas. 

Os interessados podem se inscrever nas seguintes categorias:

1-“As Secretarias de Educação na construção da Educação em Direitos Humanos”, aberta a secretarias de Educação estaduais, municipais e do Distrito Federal. Abrange estratégias variadas para a inclusão da Educação em Direitos Humanos nos currículos da educação básica, contemplando a incorporação da Educação em Direitos Humanos nos documentos normativos.

2- “A Educação em Direitos Humanos na Escola”, aberta a escolas públicas e privadas de educação básica”. Abrange as experiências de Educação em Direitos Humanos nas escolas e ações pedagógicas de Educação em Direitos Humanos protagonizadas pela comunidade escolar.

3-“Formação, Pesquisa e Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos”, aberta a instituições de educação superior públicas e privadas. Abrange experiências de inclusão da Educação em Direitos Humanos nos currículos dos cursos de nível superior; pesquisas em nível de graduação e pós-graduação voltadas à Educação em Direitos Humanos; projetos de extensão universitária, nos quais possam estar incluídos processos de formação continuada de profissionais.

4-“A Sociedade na Educação em Direitos Humanos”, aberta a organizações não-governamentais, instituições sociais, entidades civis, setores de educação e cultura, empresas públicas e privadas. Abrange experiências não formais desenvolvidas no campo da Educação em Direitos Humanos realizadas por profissionais ou voluntários da sociedade civil.

Mais informações pelo site www.educacaoemdireitoshumanos.org.br.