Prefeitura do Rio abraça campanha da ABI pelo canal da cidadania


17/01/2022


“Podem contar comigo. Tô dentro!”, assim reagiu o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes ao convite da delegação da Associação Brasileira de Imprensa.para participar da Campanha em Defesa dos Canais da Cidadania. O prefeito apoiou e decidiu se engajar no esforço da ABI pela retomada da implantação do Canal da Cidadania do Rio e dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Paes se comprometeu a estar ao lado da ABI nesta batalha.

Representaram a ABI na audiência ocorrida nesta sexta-feira, 14/01, os conselheiros e membros da Comissão da Campanha da ABI em Defesa dos Canais da Cidadania Beto Almeida, Arnaldo César (também diretor de tecnologia e inovação) e Moysés Corrêa e a diretora de jornalismo, Andréa Penna.

Beto Almeida abriu a audiência dizendo que a ABI trazia uma boa nova: a possibilidade da prefeitura ter seu próprio Canal de TV. Almeida explicou que uma tv em sinal aberto digital é uma realidade ao alcance da mãos e é de interesse da municipalidade e da Associação Brasileira de Imprensa, uma das vozes mais expressivas da sociedade civil organizada. Arnaldo Cesar destacou que a prefeitura do Rio é a mais preparada do país para num curto espaço de tempo implantar seu Canal da Cidadania, na medida em que, possui desde 1993, uma estrutura de produção audiovisual – a MultiRio – com um extraordinário acervo de vídeos e programas educativos.

Os conselheiros e diretores da entidade convidaram Eduardo Paes para participar da campanha junto com a ABI e explicaram que essa parceria geraria sinergia capaz de destravar no Ministério das Comunicações a retomada dos 309 processos – dentre esses o do Rio de Janeiro – que estão com suas tramitações suspensas.

Eduardo Paes argumentou que lembrava da solicitação feita em 2013 pela empresa municipal MultiRio de concessão do Canal da Cidadania e que ela se apoiava na convicção de que as manifestações daquele ano, diferentemente do que muitos avaliavam, estava a exigir a defesa dos servições públicos e um canal na cidade poderia servir a esse propósito. “Podem contar comigo. Tô dentro!” declarou o prefeito.

Logo em seguida após uma rápida trocar ideias com os representantes da ABI de como a prefeitura poderia se engajar, Paes afirmou que nessa primeira etapa vai agir politicamente e, no meio da audiência falou ao telefone com o procurador do Município, solicitando ação para que a prefeitura do Rio tenha o Canal da Cidadania. Em seguida a conversa com o Procurador, Eduardo Paes pediu explicações mais detalhadas sobre a legislação que rege a concessão dos Canais da Cidadania e a tramitação no Ministério das Comunicações.

Atendendo a solicitação do prefeito, Moysés Corrêa entregou cópias do decreto presidencial e da portaria ministerial, e demais documentos necessários para as ações que a procuradoria municipal possa agir e destravar a tramitação do pedido do Canal da Cidade realizado pela Prefeitura do Rio, via empresa municipal MultiRio.

Saiba mais sobre a Campanha:

Matéria sobre canal da Cidadania do site ABI: http://www.abi.org.br/abi-prepara-campanha-em-defesa-dos-canais-da-cidadania/

Leia o Manifesto da Campanha:  http://www.abi.org.br/abi-em-defesa-dos-canais-da-cidadania/