3 de outubro de 2022


Panorama no Brasil: guerra híbrida, política, Bolsonaro e jornalismo


30/08/2021


Em artigo publicado na Compós (Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), em fins de 2020, o pesquisador Julio Cesar Lemes de Castro desenvolve o conceito de guerra híbrida, analisa a conjuntura brasileira no período Bolsonaro e trata a comunicação como arma prioritária dessa guerra não declarada. “Guerra híbrida é um fenômeno midiático por excelência”, escreve Castro, que lembra Clausewitz “a guerra é meramente a continuação da política por outros meios”e a inversão desse aforismo sugerida por Foucault ao postular que “a política é a guerra continuada por outros meios”.

 Julio Cesar Lemes de Castro, jornalista, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise – Latesfip-USP.

Leia o artigo em:

https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1929/1983

Imagem portal vermelho.org.br

 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012