Arquiteta elogia edifício-sede da ABI


12/11/2010


O engenheiro Douglas Gomes Moreira e a arquiteta Priscila de Oliveira Tavares, ambos de Minas Gerais, visitaram o prédio da ABI na tarde desta sexta-feira, 12 de novembro. A visita foi motivada pela curiosidade sobre os detalhes modernistas da arquitetura do edifício-sede da Casa do Jornalista, construído entre 1936 e 1939 pelos irmãos arquitetos Marcelo e Milton Roberto.
 
 
O casal está de passagem pelo Rio de Janeiro por conta do feriado e resolveu matar uma antiga vontade de Priscila, que na época de estudante, já havia tentado subir e conhecer as dependências do edifício, sem sucesso. Ela lembra que durante a faculdade ouvia falar das várias construções de referência no centro do Rio de Janeiro, entre elas a ABI.
 
 
Formada em Arquitetura pela Faculdade Isabela Hendrix, Priscila se mostrou encantada com a conservação do prédio e a riqueza de detalhes. Ela chama atenção para o estilo e o ótimo estado de conservação das dependências internas:
— As luminárias, o piso e as paredes são todos muito bem conservados, não tem essa necessidade de modernizar tudo sem sentido. Há uma utilização muito bem pensada da iluminação natural, que também é muito importante.
 
 
Já Douglas, formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, reparou nas instalações e infraestrutura do prédio, segundo ele muito bem planejadas e preservadas, principalmente ao se considerar a época em que foram feitas.