O Brasil nos Jogos de Tóquio


22/03/2021


Marcos Gomes é jornalista e membro da Comissão da Diretoria de Cultura da ABI.

Há 124 dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o ABI Esporte conversa com o atleta do Levantamento de Peso Serafim Veli e os jornalistas Demétrio Vecchioli e Mariucha Moneró sobre a preparação e as chances de medalha dos atletas brasileiros. O programa vai ao ar nesta segunda-feira (22), às 19h30, no canal do Youtube da Associação Brasileira de Imprensa. Até o momento 195 atletas conquistaram vaga para os Jogos, que acontecem de 21 de julho a 8 de agosto. O Comitê Olímpico Brasileiro calcula que entre 250 e 300 atletas formarão o Time Brasil. O País tem chances de medalhas com Bia Ferreira no boxe, Ezequias Queiroz na canoagem, Ana Marcela Cunha na maratona aquática com, Gabriel Medina no surf, no vôlei de quadra e de praia entre outras modalidades.

Os especialistas avaliam que o Brasil tem chances de medalhas também no judô, futebol, vela, atletismo, ginástica, skate, ciclismo, esgrima e tênis de mesa.

Demétrio Vecchioli é jornalista formado pela Casper Libero com passagem pela Agência Estado/Estadão e especializado em cobertura de esporte olímpico e de gestão do esporte e escrevo o blog Olhar Olímpico, no UOL Esporte, desde 2017.

Mariucha Moneró é jornalista e diretora da MMoneró Comunicação. Sua atuação no jornalismo esportivo começou em 1995, no Jornal do Brasil, onde trabalhou por 10 anos. Desde então, participou de coberturas dos mais importantes eventos, como Jogos Olímpicos, Copa do Mundo e Campeonatos Mundiais. À frente das agências de comunicação MmPress, Ideal Rio atendeu inúmeros clientes no segmento esportivo e hoje segue atuando na área, no comando da MMoneró. Foi a primeira mulher de um jornal brasileiro a cobrir uma Copa do Mundo de Futebol, em 1990, na Itália.

O programa vai destacar ainda as estratégias adotadas pelas federações na preparação dos atletas em tempos de pandemia da Covid – 19. A jornalista Claudia Coutinho também participa do ABI Esporte.

O Brasil conseguirá superar a marca de 19 medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016? Como ficou o apoio do Governo Federal às modalidades olímpicas e paralímpicas, após a extinção do Ministério do Esporte? Para saber as respostas acompanhe o ABI Esporte.