Nova Ministra defende liberdade de imprensa


03/01/2011


A jornalista Helena Chagas tomou posse neste domingo, dia 2 de janeiro, no cargo de Ministra da Secretaria de Comunicação Social. Helena é filha do jornalista Carlos Chagas que foi Secretário de Imprensa do Presidente Costa e Silva, o segundo general da ditadura militar (1964-1985).
 
Durante o discurso de posse, a jornalista sublinhou seu compromisso com os ideais democráticos. “Abrir mão da mais absoluta liberdade de imprensa seria impensável para minha geração, que cresceu sob o regime militar. Conheci cedo os efeitos nefastos da censura. Lia quase diariamente os grandes poetas, Camões, Os Lusíadas, nas capas do Estadão, onde meu pai trabalhava. Por ser criança, demorei a entender que a poesia estava ali para substituir matérias censuradas”.
 
Ao lado do jornalista Franklin Martins, que ocupou a pasta no Governo Lula, Helena destacou o perfil democrático do Governo Dilma.”É desnecessário lembrar aqui as numerosas vezes em que a Presidente Dilma demonstrou seu profundo apreço pela liberdade de imprensa, este importante pilar da democracia. Tivemos liberdade de imprensa no Governo Lula e vamos continuar a ter.”
 
Segundo a Ministra, um dos compromissos do novo Governo é garantir o direito do acesso à informação. “É no contexto das grandes mudanças sociais (do Governo Lula) que se inserem os maiores desafios da comunicação de governo. Um deles é determinar que cada vez mais brasileiros tenham acesso à informação”.
 
Helena destacou o papel da imprensa e dos jornalistas para a conquista das liberdades. “Nós jornalistas somos instrumentos da democracia. No Brasil, nós temos, sim, muitas mazelas, muitas imperfeições em nosso sistema político-partidário-eleitoral, mas somos uma das maiores democracias do planeta. Há oito anos levamos à Presidência um metalúrgico. Agora, uma mulher, que combateu a ditadura”.
 
A jornalista correlacionou os desafios que enfrentará no comando da pasta com aqueles alcançados ao longo de sua trajetória profissional. “Ser jornalista é servir ao público em qualquer lugar. A partir da informação, o cidadão poderá formar sua opinião e tomar as decisões que julgar mais acertadas. Resgatar 20 milhões de pobres e elevar 16 milhões para a classe média vai muito além da distribuição de renda. Há cada vez mais brasileiros com acesso à informação e com capacidade de questioná-las”.
 
Ao transmitir o cargo a Helena Chagas, o jornalista Franklin Martins ressaltou o compromisso do Governo Lula com a liberdade de imprensa. “Apesar de ter sido um período excepcionalmente tenso, jamais liguei para uma redação a fim de reclamar de uma matéria ou de um repórter. Escreveu-se sobre o que se quis. Opinou-se sobre o que se quis”.
 
O ex-ministro disse que a criação da TV Pública, uma das suas ações no governo, enfrentou “olhos mesquinhos”, “preconceitos” e “pensamentos rasos”. E classificou sua experiência no Governo como “um desafio extraordinário”.
 
Helena Chagas atuou como colunista do jornal O Globo e do Jornal de Brasília, dirigiu o Blog dos blogs, do portal IG, a sucursal de Brasília do SBT e o Departamento de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Trabalhou ainda na TV Senado, e nos jornais Diário da Manhã e Estadão, e foi Coordenadora de Imprensa da campanha de Dilma Roussef.
 
*Com informaçõe de Último segundo, Agência Brasil, Portal Terra, Agência Estado.