Mostra Silvio Tendler no Cine ABI Macunaíma


15/11/2021


Castro Alves é o filme da Mostra Silvio Tendler

O Cineclube Macunaíma exibe, amanhã, a partir das 10hs e até segunda-feira, o filme Castro Alves – Retrato falado (1998), dentro da Mostra Sílvio Tendler que seguirá até o dia 14/12, às terças-feiras. Nas semanas seguintes, a mostra segue com os filmes Milton Santos (23/11), Privatizações (30/11), Alma imoral (7/12) e Utopia e Barbarie (14/12).

Às 19h30, sempre haverá debate. Amanhã, será com o diretor Silvio Tendler, o poeta Alexei Bueno, o “imortal” Antonio Carlos Secchin e o ator Eduardo Tornaghi. A mediação é do jornalista Ricardo Cota. Assista o filme e o debate pela canal da ABI  do YouTube. O link para o debate é bit.ly/3uZn84f. O filme recebeu o Troféu Margarida de Prata – C.N.B.B, em 1998.

Filme

Com 1h10 de projeção, o filme mostra um jovem poeta militante, engajado, abolicionista, republicano e socialista, romântico e sonhador que fez da literatura uma arma de combate para mudar o mundo em que vivia. Este é o Castro Alves visto por Silvio Tendler, em um filme produzido para mostrar aos jovens niilistas dos anos 1990, que viviam um descenso histórico forte, a paixão pelas ideias de transformar a realidade social.

O documentário recupera a atuação do escritor, que viveu apenas 24 anos, nas lutas pela república e a abolição da escravatura, além de mostrar seu lado apaixonado e conquistador. No elenco, estão o ator Bruno Garcia como protagonista, Tereza Freire e Dira Paes em participação especial, entre outros.

O poeta viveu em um Brasil de quatro milhões de habitantes, um quarto deles, escravo. Frequentou os principais polos de ideias libertárias e de agitação estudantil de Recife e de São Paulo. Publicou apenas um livro em vida, Espumas Flutuantes, e foi reconhecido com um dos mais importantes poetas de seu tempo. Castro Alves viajou pelo Brasil com suas poesias e seus ideais, passando pela Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

O roteiro foi assinado por André Luis de Oliveira, Silvio tendler e Tânia Fusco, a trilha sonora é de Felipe Radicetti e direção de fotografia de Dib Lufti. Tem ainda no elenco Lucinha Guerra, Manoel Moura, Luiz Fernando Lobo, Romero Andrade, Silvio Pinto, Sérgio Correia, Dantas Suassuna, Andrea ima, Sheila Nascimento, Maria Renée, Josefina Aguiar, Celma do Côco, Geninha Borge e Antonietta.

Debate

Alexei Bueno é um poeta, editor e ensaísta brasileiro. Colabora em diversos órgãos de imprensa no Brasil e no exterior, é membro do PEN Clube do Brasil e, de 1999 a 2002, foi diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, além de membro do Conselho Estadual de Tombamento.

Antonio Carlos Secchin é poeta e o sétimo ocupante da cadeira nº 19 da Academia Brasileira de Letras desde 2004, na sucessão de Marcos Almir Madeira.

Eduardo Tornaghi é ator, psicólogo, fez diversas novelas de televisão e filmes, mas abandonou o sucesso para viajar pelo país, trabalhando em acampamento de trabalhadores sem terra, dando aulas de teatro em comunidades carentes, promovendo sessões de leituras populares, trabalhando como voluntario em creches e presídios. Mas nunca deixou de fazer participações especiais em televisão.